You are currently viewing CNM e parlamentares discutem medidas de apoio ao municipalismo

CNM e parlamentares discutem medidas de apoio ao municipalismo


CNM

A manhã desta quarta-feira, 23 de março, foi marcada por uma reunião do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, com deputados e senadores. Ziulkoski expôs as expectativas em relação à nova legislatura e pediu aos parlamentares que apoiem, definitivamente, a causa municipalista.

"Todo o projeto votado na Câmara ou Senado tem impacto nos Municípios. Precisamos dar início a uma série de ações, sistematizar o trabalho que vamos desenvolver", destacou Ziulkoski. O dirigente da CNM comentou pautas que tramitam no Congresso – entre elas, a regulamentação da Emenda Constitucional 29, por exemplo – e que precisam do apoio dos parlamentares.

Ele pediu que os deputados e senadores, sempre que possível, que façam discursos em defesa do municipalismo, além de destacar a luta da CNM nos últimos anos. De acordo com Ziulkoski, é importante para os cidadãos que sejam incluídas, na Ordem do Dia das duas Casas, matérias que sejam de interesse da população nos Municípios.

Como contrapartida, Ziulkoski colocou o trabalho da CNM à disposição dos parlamentares. A entidade pode contribuir, por exemplo, com informações elaboradas pela Assessoria Técnica nos temas de interesse municipalista. Com a sua estrutura de comunicação, a CNM também pode divulgar a atuação municipalista dos parlamentares nos Municípios no Estado em que eles foram eleitos.

Ziulkoski falou que a atuação conjunta do grupo municipalista é importante porque existem distorções que precisam ser discutidas. Ele citou, além da Emenda 29, as dificuldades que serão enfrentadas pelos Municípios caso os restos a pagar não sejam cumpridos. Sobre a Reforma Fiscal, disse que "é preciso ter coragem para enfrentar o assunto porque é preciso saber para onde vão os recursos".

Confira o nome dos parlamentares que compareceram à reunião:

Deputados:

– Assis Melo (PCdoB-RS);
– Amauri Teixeira (PT-BA);
– Arnaldo Jordy (PPS-PA);
– Alex Canziani (PTB-PR);
– André Moura (PSB-SE);
– Andréia Zito (PSDB-RJ);
– Alceu Moreira (PMDB-RS);
– Carlos Magno (PT-RO);
– Darcísio Perondi (PMDB-RS);
– Davi Alves Silva Junior (PR-MA);
– Fernando Marroni (PT-RS);
– Edinho Bez (PMDB-SC);
– José Augusto Maia (PTB-PE);
– Jonas Donizette (PSB-SP);
– Júlio César (DEM-PI);
– Junji Abe (DEM-SP);
– Leopoldo Méier (PSB-PR);
– Lira Maia (DEM-PA);
– Marinha Raupp (PMDB-RO);
– Osmar Serraglio (PMDB-PR);
– Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE);
– Toninho Pinheiro (PP-MG);
– Wellington Fagundes (PR-MT);
– representante de César Halum (PPS-TO);
– representante de Célia Rocha (PTB-AL);

Senadores:

– Cassildo Maldaner (PMDB-SC);
– Ivo Cassol (PT-RO);
– representante de Vanessa Graziotin (PCdoB-AM).