Meio Ambiente
(23/03/2011)
Semana da Água: Municípios divulgam boas iniciativas
CNM
De 21 a 25 de março é comemorada a Semana da Água. Vários Municípios brasileiros promovem ações para discutir os diversos temas relacionados a este importante bem natural. Mobilizações são feitas para combater à poluição de rios e mananciais, fazer mutirões de limpeza e atividades educativas de preservação a água.
Os Municípios pernambucanos de Recife, Caruaru e Petrolina vão promover atividades educativas. A ação é voltada para estudantes e a expectativa é atender 12 mil alunos da 4.ª a 6.ª série do ensino fundamental. As atividades incluem teatro, experimentos, jogos lúdicos, oficinas, exposições e maquetes que visam a conscientização sobre o uso racional da água. No Recife, a programação acontecerá no Espaço Ciência. Em Caruaru, o evento acontece no campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Petrolina, no Círculo Militar.
No Município de Canarana, Mato Grosso, os índios da tribo Jkpeng, estão coletando sementes de espécies nativas para vender aos agricultores da região. Os técnicos e agricultores trabalham com 160 espécies florestais e, em parceria com a prefeitura de Canarana, instalaram um viveiro de onde saem mudas para reflorestar as margens do Rio Xingu.
Os cultivadores de água
Pequenos produtores do Município de Apucarana (PR) recebem dinheiro pela conservação de nascentes e por cuidados ambientais nas propriedades. Aproximadamente 63 agricultores, com propriedades perto do rio, recebem mensalmente para proteger as minas que brotam dentro de suas terras.
Apucarana é um dos poucos no Brasil que têm três bacias hidrográficas em seu território, contemplada com milhares de nascentes. Elas são utilizadas no abastecimento de água tratada, não só dos 122 mil moradores locais, mas também dos habitantes de algumas das principais cidades do norte do Paraná, como Maringá e Londrina. "Sabemos que, quanto maior a poluição, maior é o custo para tratar a água que vai para as cidades. Queremos água limpa com quantidade e qualidade, por isto estamos valorizando quem realmente protege os mananciais", declara João Batista Beltrame, secretário municipal de Meio Ambiente e idealizador do Projeto Oásis.
Qualidade e quantidade
A remuneração incomum, que passa a ser mensal por quatro anos, é resultado do Projeto Oásis, lançado em abril de 2009 pela prefeitura de Apucarana com o objetivo de melhorar a quantidade e qualidade da água dos rios que cortam o Município, e contribuir com a qualidade de vida dos moradores da região. Os proprietários de terra estão sendo incentivados, por meio do apoio financeiro, a proteger as suas áreas com florestas e nascentes; a aumentar a cobertura vegetal de suas terras, adotar ações de saneamento ambiental e promover práticas conservacionistas de solo e recuperação de áreas degradadas.
A iniciativa paranaense soma-se a outras semelhantes que surgem ainda timidamente pelo Brasil. Em nível nacional, o tema já é discutido pela Agência Nacional de Águas (ANA), que no ano passado lançou o Programa Produtor de Água. E o Congresso Nacional analisa um projeto de lei criando a Política Nacional de Serviços Ambientais. A nova legislação prevê mecanismos de pagamento às ações conservacionistas realizadas por agricultores particulares.
Iniciativa
Uma das primeiras iniciativas com sucesso de pagamentos por serviços ambientais na gestão de recursos hídricos aconteceu no Município de Extrema (MG), o Município conseguiu reverter uma situação delicada de degradação da mata ciliar.
A CNM observa que o cuidado com a água é fundamental para a qualidade de vida e Municípios que adotam está iniciativa tendem a melhorar a situação ambiental na sua região, principalmente com redução da erosão e do assoreamento de mananciais do meio rural, propiciando a melhoria da qualidade da água potável e da que é usada para abastecimento.