Os controladores internos das prefeituras já podem acessar dados enviados ao Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) pelos respectivos municípios, por meio do Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge). As informações disponíveis são referentes aos módulos "Planejamento", "Execução Orçamentária", "Registros Contábeis", "Limites Constitucionais e Legais" e "Gestão Fiscal". A visualização é na forma de demonstrativos de auditorias (balancetes contábeis, relação de empenhos, demonstrativos da execução orçamentária, quadro de avaliação do cumprimento dos limites constitucionais legais, etc.).
Os documentos podem ser acessados na área de uso exclusivo dos controles internos municipais, no site do TCE/SC (www.tce.sc.gov.br), no ícone "e-Sfinge", na opção "Relatórios". Os controladores podem usar os demonstrativos, por exemplo, para verificar se as informações que estão sendo enviadas ao TCE/SC espelham perfeitamente a realidade contábil do município.
Antes, era disponibilizada aos controladores interno apenas uma espécie de extrato, com a quantidade de informações enviadas e eventuais falhas ou inconsistências no cadastramento verificadas automaticamente pelo sistema.
Assessoria de Comunicação Social – ACOM