O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, concedeu coletiva à imprensa hoje (9) para apresentar dois importantes estudos concluídos pela entidade no último mês: uma pesquisa sobre a quantidade de restos a pagar empenhados nos Municípios e os números da carga tributária brasileira em 2010.
Sobre o primeiro tema, a CNM entrou em contato com as prefeituras brasileiras e irá apresentar um mapeamento completo – e inédito – dos restos a pagar processados e não processados do Orçamento Geral da União junto aos Municípios. A pesquisa também irá apresentar o número de obras paralisadas ou em andamento em todos os Municípios do Brasil. Os dados serão apresentados por Estado e regiões.
Em relação à carga tributária, a CNM apurou a evolução da arrecadação da União, dos Estados e dos Municípios nos últimos 15 anos, com dados específicos sobre a arrecadação de ente. A entidade também traçou uma comparação entre a carga tributária do ano passado com o Produto Interno Bruto (PIB) do país, e avaliou se ela foi maior ou menor que a de 2009, ano da crise econômica.
Programação
Ziulkoski também apresentou a programação oficial da XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O encontro começa amanhã, 10 de maio, e deve reunir mais de quatro mil gestores municipais na capital federal. As reivindicações dos Municípios serão apresentadas à presidente Dilma Rousseff, cuja participação está confirmada para a abertura oficial do encontro na terça, às 17h.
Os detalhes da coletiva do presidente daCNM você confere nesta segunda-feira à tarde.
Assessoria de Imprensa – AMUREL, com informações da CNM