CNM

O índice da presença de drogas em quase todos os Municípios do País foi mostrado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Além da crítica situação da presença do crack em 98% das cidades, a entidade agora divulga as boas práticas desenvolvidas pelas prefeituras. Ações como a de São Bento do Sul (SC), que podem ser usadas como incentivo e modelo as demais administrações municipais.

A prefeitura tem viabilizado diversos projetos com a população local. De acordo com o prefeito, Magno Bollmann, há cinco anos a gestão começou um programa forte de enfretamento ao tráfico de entorpecente. "Fizemos um trabalho para prisão de traficantes e narcotraficantes e a polícia encheu um ônibus com estes elementos e passeou pela cidade mostrando quem eles eram. Foi muito impactante", contou.

Bollmann não se intimidou com a ação dos criminosos e deu continuidade ao trabalho. Instituiu o Conselho Municipal Antidrogas (Comad) e por meio de uma parceria com a Policia Militar (PM) e o Conselho Municipal de Segurança tem cedido moradias aos militares nos diversos bairros para que a sensação de segurança esteja em toda a Cidade. "Dependendo do bairro tem duas casas destinadas aos PMs para morarem junto às comunidades e estabelecer um território antidrogas e antitraficantes", declarou o prefeito. Segundo ele, o resultado é excelente, pois só a presença deles já intimida os criminosos.

"Estamos trabalhando fortemente neste projeto e hoje o crescimento do crack e outras drogas está controlado", comemorou Bollmann. O gestor destaca as ações preventivas como o melhor caminho para um futuro com menos casos de dependentes.

Nas escolas
Para ele, o enfrentamento começa nas escolas. "Temos uma iniciativa – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) – encabeçada pela Polícia Militar que chega a reunir 500 crianças e adolescente, e suas famílias, nos lugares onde a presença da droga ainda é grave", esclareceu o prefeito.

Só em 2010 diversas mobilizações foram feitas. Como a semana de atividade antidrogas com os alunos da Escola Básica Municipal Dalmir Pedro Cubas, por exemplo. Durante esta atividade os alunos de quinta e sexta series participaram de palestras, confeccionaram panfletos e cartazes e fizeram uma passeata para distribuição destes panfletos.