Uma reunião entre autoridades de diversos setores e segmentos da região selou a entrega do projeto, ainda inconcluso, de redragagem da calha do Rio Tubarão. O estudo, que reúne o resultado de pesquisas feitas em vários momentos, foi entregue pelo secretário de Desenvolvimento Regional de Tubarão, Haroldo de Oliveira Silva, ao secretário de Estado da Defesa Civil (SDC), Geraldo Althoff e ao secretário de Estado do Planejamento, Filipe Mello. O evento, realizado no auditório da AMUREL, contou também com a presença do presidente da Associação de Municípios da Região de Laguna, o prefeito de Tubarão Manoel Bertoncini, do gerente de monitoramente e alerta da SDC, Frederico Rudorff, e da equipe da JICA (Agência Japonesa de Cooperação Internacional), formada por Minoru Ouchi, chefe da equipe no Estado, Yusuke Kato, engenheiro projetista e do intérprete Takeo Saito. A instituição japonesa deverá fazer um diagnóstico da Bacia do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, levando em consideração as informações da enchente de 1974, da dragagem e retificação do Rio Tubarão, de 1978 a 1982, e do Projeto de Redragagem e Batimetria da Bacia do Rio.
A reunião contou também com a participação de representantes da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola – Cidasc, da Unisul, do Comitê da Bacia do Rio Tubarão, do colegiado de Defesa Civil da AMUREL, e da Defesa Civil do município de Tubarão.
Os secretários de Estado Filipe Mello e Geraldo Althoff garantiram que farão todos os esforços frente ao Governo do Estado para os recursos, ou parte deles, sejam viabilizados para fazer esta obra.
Álvaro Dalmagro – Assessoria de Imprensa da AMUREL