CNM


Representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participaram na quinta-feira, 29 de junho, de uma audiência com o secretário da Defesa Agropecuária, Luiz Carlos de Oliveira e com o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para discutir a implantação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

Durante a reunião, os representantes da CNM, solicitaram a rapidez dos procedimentos necessários para implantação do Suasa em todo o País. A intenção é viabilizar aos agricultores familiares, pequenos estabelecimentos agroindustriais e empreendimentos ligados ao setor de agricultura à ampliação da comercialização de seus produtos em mercados em nível municipal, regional, nacional ou internacional de acordo com o interesse dos Municípios e da produção agropecuária. O objetivo é agregar valor à produção agrícola gerando riquezas, emprego e renda no campo.

Segundo a entidade, com a regularização sanitária dos estabelecimentos agroindustriais – especialmente os de pequeno e médio porte – os produtores rurais poderão participar ativamente de todo mercado institucional público e privado neste setor. De acordo com a CNM, a regularização é necessária para promoção da segurança alimentar e para garantia da qualidade dos alimentos.

Os representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estão dispostos a atender a solicitação da CNM. Eles pediram ainda o apoio da entidade para auxilia-los a nivelar os procedimentos e a construção de uma estratégia de ação em todo o país para viabilizar e implantar o Suasa.