Foi instituído oficialmente hoje à tarde (21), na sede da AMUREL, em Tubarão, o Consórcio Catarina – Consórcio Público de Saneamento Básico. A entidade já tem a adesão de cinco municípios e protocolo de intenções assinado por outros 11 municípios. Outros 16 municípios serão visitados nos próximos dias a fim de que os prefeitos conheçam o funcionamento, a abrangência e a importância do Consórcio. Depois do pleno funcionamento ele deve abranger uma população de cerca de 500 mil pessoas.
O Consórcio vai contemplar as quatro modalidades que compreendem o saneamento básico: coleta e tratamento do lixo; drenagem; captação e tratamento de água; e tratamento de esgoto sanitário. Em todas as modalidades a educação ambiental estará presente.
O prefeito de Santa Rosa de Lima Celso Heidemann foi escolhido presidente provisório por um período de quatro meses (120 dias), quando deverá haver eleição para instituir a nova diretoria. O prefeito de Grão-Pará, Valdir Dacorégio foi escolhido o vice-presidente; Silvio Heidemann, de Rio Fortuna, diretor geral; e Amarildo Matos de Souza, de Imaruí, diretor financeiro. Além desses quatro municípios representados na diretoria provisória, Sangão também já aderiu ao Consórcio, todos com leis municipais já aprovadas nas respectivas câmaras de vereadores. "As regiões e estados mais desenvolvidos quando se fala em saneamento básico são justamente os que têm consórcios instituídos há mais tempo. O Paraná, por exemplo, tem 80 do estado coberto por consórcios, que são a maneira mais inteligente e prática de tratar os problemas coletivos, não só de saneamento, mas de saúde, educação e outras áreas. Não tenho dúvida que todos os municípios serão beneficiados com o Consórcio Catarina", assegura o prefeito Celso Heidemann.
Aaaessoria de Imprensa – AMUREL