CNM
Os pais devem ficar atentos pois a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a poliomelite – a paralisia infantil – começa neste sábado, 13 de agosto. A segunda dose da vacina é indicada para crianças abaixo de cinco anos. Mesmo quem já tomou as duas gotinhas da primeira dose deve ser vacinado. Crianças de um ano e menores de sete anos devem receber também a imunização contra o sarampo, que será realizada nos postos até o dia 16 de setembro.
A meta, que tem o apoio e a participação direta de todos os Municípios, é vacinar 95% das crianças. A vacinação será oferecida nos Municípios dos Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.
A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa viral aguda, que foi erradicada no país desde os anos 90. O sarampo é uma doença altamente contagiosa transmitida por vírus, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.