You are currently viewing Território Rural Serra-Mar foi discutido na AMUREL

Entidades governamentais e não-governamentais se reuniram durante dois dias no auditório da AMUREL para dar prosseguimento à consolidação da formação do Território Rural Serra-Mar, que envolverá pelo menos 32 municípios do sul do estado. A proposta mobiliza cooperativas, sindicatos, federações, associações, grupos organizados da sociedade civil, todos representantes da agricultura e pesca familiar, além dos governos municipais, estadual e federal. O grupo já formalizou o Conselho de Desenvolvimento Territorial Serra-Mar (Codeter Serra-Mar) ainda ano passado e agora ele passará pela aprovação e reconhecimento do Conselho Estadual do Pronaf. O Codeter ficou composto com seis representantes por município, sendo três de entidades governamentais e três de entidades não-governamentais. O conselho possui, portanto, 144 integrantes, sendo 72 representantes governamentais e 72 não-governamentais.
No dia 5 de novembro, em Treze de Maio será aprovado o Regimento Interno do Codeter e finalizados os documentos de criação do Território Rural Serra-Mar.

O que são os territórios rurais?

A Secretaria de Desenvolvimento Territorial -SDT atua em 164 territórios rurais de todo país, apoiando a organização e o fortalecimento institucional dos atores sociais locais na gestão participativa. O objetivo é garantir o atendimento às necessidades básicas da população, bem como para acelerar processos locais e sub- regionais que ampliem as oportunidades de geração de renda de forma descentralizada e sustentável, articulados às redes de apoio e cooperação solidária.

Cadeias produtivas inseridas n território Serra-Mar

– Arroz;
– Mandioca;
– Pesca (água doce e água salgada);
– Avicultura (em ambientes sustentáveis)
– Suinocultura (em ambientes sustentáveis)
– Fumo (alternativas);
– Olericultura (convencional e orgânico);
– Turismo rural;
– Caprinocultura (insipiente);
– Bovinocultura leiteira;
– Bovinocultura de corte;
– Panificados;
– Ovinocultura (insipiente);
– Plantas ornamentais;
– Plantas bioativas;
– Artesanato;
– Silvicultura;
– Extrativismo;

Todas as cadeias produtivas do território devem dialogar com os programas governamentais para a comercialização agrícola, notadamente o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).