O governo investiu R$ 6,8 milhões na unidade prisional que será administrada em parceria com a iniciativa privada. São 135 funcionários em regime de co-gestão distribuídos em 40 postos e 18 agentes penitenciários do Estado. O presídio, com capacidade para abrigar 372 detentos, sendo 252 em regime fechado e 120 em regime semi aberto. A unidade prisional tem duas enfermarias, consultórios médico e odontológico, salas para o setor administrativo, local para visitas de familiares e solários.
"Estamos aprimorando os investimentos na Segurança Pública. Este presídio já tem um novo conceito em abrigar os apenados, pois todos usarão um uniforme específico", afirmou o governador Raimundo Colombo, que informou ainda que atenderá o apelo da comunidade que quer a desativação do antigo presídio próximo à cidade. "A população quer construir uma praça no local. Como já afirmou a secretária Ada de Lucca, no próximo ano faremos a construção do prédio para abrigar as detentas, neste terreno ao lado", concluiu Colombo.
As refeições serão produzidas no próprio presídio, que tem espaços destinados para despensa e manipulação de alimentos, além de refeitório para os funcionários. O setor de segurança conta com alojamento de seis vagas para a vigilância externa, duas guaritas elevadas para posto de guarda e alojamento na parte interna para agentes masculino e feminino, com quatro vagas cada. O muro de contenção tem altura de 4,8 metros e alambrado externo de 2,5 metros, uma portaria na área da frente e duas salas de revista.
A empresa responsável pela co-gestão do Presídio Masculino Regional de Tubarão atua há mais de nove anos em parceria com o Estado na Penitenciária Industrial de Joinville e há seis meses no Presídio Regional de Itajaí. Este Presídio Masculino atenderá os 18 municípios da região da Associação dos Municípios da Região de Laguna – Amurel.
Também estavam presentes na solenidade o secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba; secretário regional de Tubarão, Haroldo de Oliveira Silva; prefeito de Tubarão, Manoel Bertoncini; o diretor do presídio, Deivison Querino Batista; o delegado regional, Renato Poeta; diretor do Deap, Leandro Soares Lima; entre outras autoridades e comunidade.
Fonte: www.sc.gov.br