A 1ª Consocial contará com a participação dos 14 municípios que integram a região da AMUREL.
De acordo com Patricia Vieira Martins, da AMUREL, a participação do município favorecerá a fiscalização da gestão pública pela sociedade. Ao todo serão 200 vagas, distribuídas conforme a proporcionalidade estabelecida pelo Regimento Interno da Conferência Nacional que preconiza: 60% dos participantes deverão representar a sociedade civil, 30% o poder público e 10% os conselhos municipais.
Da etapa regional da 1ª Consocial sairão vinte propostas elaboradas a partir das discussões de quatro Eixos temáticos: Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção. Também serão eleitos delegados, que participarão da etapa estadual.
Na etapa Nacional da 1ª Consocial todas as propostas apresentadas nas conferências regionais e estaduais serão reunidas, e subsidiarão a elaboração do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, com contribuições relevantes para o incremento da transparência, o fortalecimento da cidadania e a melhoria da gestão pública nos municípios e estados.
Maiores informações eventos@amurel.org.br;