You are currently viewing Assembleias da AMUREL tratam de alterações estatutárias, cultura, saúde, saneamento e outros temas de destaque


Três assembleias nessa quarta-feira trataram de temas importantes para os gestores dos municípios associados à AMUREL e para os munícipes. A primeira, do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS-AMUREL, depois, uma assembleia extraordinária, e por último, a assembleia geral ordinária da AMUREL, realizada a cada dois meses.
Nas reuniões com os prefeitos foram debatidos temas como a proposta de instalação de uma empresa norte-americana, com filial em Florianópolis, que pretende instalar na região uma usina de tratamento de lixo, com tecnologia ainda não usada no Brasil, segundo a empresa, que é à base de queima do material, o que geraria energia elétrica e gás. A empresa também garante a recuperação da área onde o lixo é depositado e a absorção dos trabalhadores que catam lixo. Segundo os representantes da empresa no Brasil, há experiências que apresentaram resultados de redução dos custos de 98 para 27,75 reais por tonelada de lixo. A experiência está sendo implantada em Recife em janeiro do ano que vem e em Cuiabá, no Mato Grosso. Também foi tratada a questão do estacionamento para ambulâncias de saúde dos municípios, uma reclamação manifestada ao Colegiado de Gestores de Saúde da AMUREL, devido às dificuldades que os motoristas dizem estar enfrentando no embarque e desembarque de pacientes no Hospital Nossa Senhora da Conceição. O presidente da AMUREL, prefeito de Tubarão Manoel Bertoncini, e o secretário de Segurança e Patrimônio do município, Carlos Eduardo de Bona Portão, presentes na reunião, adiantaram que a intenção é destinar duas vagas para ambulâncias ao lado do HNSC, com tempo de permanência limitado, e outras vagas (em número ainda a ser estabelecido) em uma rua próxima ao hospital, onde os veículos poderão ser estacionados por um período maior. O tema ainda irá ser tratado com os interessados.
O advogado Fábio Borges, do setor jurídico da AMUREL apresentou as sugestões de alteração dos estatutos da Associação e do CIS-AMUREL. Também foram aprovadas as contas relativas ao quarto bimestre da AMUREL, o retorno dos municípios que se destelharam da Associação há algum tempo, entre outros temas da pauta.