Internet nos moldes do Programa Nacional de Banda Larga chega a mais 221 cidades brasileiras
O Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) chegou, no início de janeiro, a mais 221 cidades brasileiras. No total, 692 municípios, dos quais 47 catarinenses, já contam com o serviço de internet a preço popular oferecida pelas concessionárias de telefonia fixa (Oi, Telefonica, Algar Telecom e Sercomtel). As conexões são de 1 megabit por segundo, pelo valor mensal de R$ 35 (ou R$ 29,90 nos Estados que abriram mão da cobrança de ICMS).
De acordo com o diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra, a maioria dessas cidades contava, até então, com uma internet muito restrita e cara. Coimbra explica que o MiniCom vem realizando um acompanhamento detalhado das ações que estão em andamento pelas concessionárias, com o objetivo de garantir o cumprimento do programa.
Além da lista de municípios atendidos, o ministério também solicita às empresas informações referentes à publicidade da oferta em cada município. "Nós precisamos ter evidências de que os termos de compromisso estão sendo cumpridos", esclarece o diretor.
"Outro dado importante é o número de acessos comercializados pelo PNBL em cada cidade", ressalta Coimbra, acrescentando que o MiniCom está trabalhando na consolidação dos relatórios enviados pelas empresas e deverá divulgar estes dados em breve.
Municípios catarinenses atendidos:
(Concessionária Oi)
Abdon batista
Abelardo Luz
Agrolândia
Anita Garibaldi
Aurora
Bela Vista do Toldo
Bom Jesus
Botuverá
Calmon
Capão Alto
Caxambu do Sul
Celso Ramos
Corupá
Ermo
Frei Rogério
Galvão
Guatambú
Ilhota
Irineópolis
Itaiópolis
Jacinto Machado
Laurentino
Leoberto Leal
Lontras
Major Gercino
Marema
Matos Costa
Modelo
Ouro verde
Painel
Piratuba
Planalto Alegre
Praia Grande
Presidente Nereu
Rio Rufino
Salete
Santa Cecília
Santa Rosa do Sul
São Domingos
São João do Itaperiu
Sao João do Sul
Sul Brasil
Tangará
Timbó Grande
Urupema
Xavantina
Zortéa