Prazo para a adesão de micro e pequenas empresas ao Simples Nacional e de trabalhadores autônomos formalizados ao Sistema Especial dos Empreendedores Individuais (Simei) termina nesta terça-feira, 31 de janeiro. Quem perder o prazo só poderá entrar nos regimes especiais de tributação em 2013. De acordo com o Comitê Gestor do Simples, o número de adesões até o momento é alto, soma mais de 214 mil entre empresas e profissionais autônomos, ultrapassando inclusive as expectativas da Receita Federal para o período.
A entidade alerta que empresas com o pedido agendado desde novembro ou dezembro, que não tenham pendências com o Fisco, serão inclusas automaticamente no programa. Após o prazo expirado, apenas empresas em início de atividade poderão efetuar o registro para fazer o pedido.
Já os empreendedores individuais terão de cumprir duas etapas para concluir o enquadramento. Primeiro é necessário que adiram ao Simples Nacional, para depois acessar o Portal do Empreendedor e pedir o enquadramento no Simei.
Fim da DASN
Este será o último ano em que os empreendedores individuais e os micro e pequenos empresários precisam entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN). O prazo para o envio dos dados referentes a 2011 acabará em 31 de março. Para as informações de 2012 em diante, a DASN será abolida.
Agência CNM, com informações da Agência Brasil