Segundo o prefeito, Manoel Bertoncini, a ideia é garantir ao cidadão resposta a praticamente todas as demandas relacionadas à prefeitura. "Queremos que a pessoa saia de lá com seu problema resolvido ou então com uma solução encaminhada", afirma. Por determinação do prefeito, o novo setor vai funcionar das 9 às 17 horas com atendimento presencial ou por telefone através do número 3621-9800 ou ainda pelo email faleconosco@tubarao.sc.gov.br.
De acordo com o secretário de Governo, Edson Firmino, que coordenou o projeto, a Central do Cidadão contará com uma equipe de 60 servidores dentre os mais capacitados profissionais da prefeitura e uma estrutura pensada para agilizar e facilitar o atendimento ao cidadão. "Teremos inclusive dentro da Central um posto da Caixa Econômica Federal onde o contribuinte poderá pagar as taxas e tributos municipais", explica.
O projeto seguiu a metodologia desenvolvida pela Faepesul nos moldes do Pró-Cidadão, modelo de referência executado pela Fundação em Florianópolis. Além da estruturação nos trâmites de documentos, serão reformulados os processos administrativos visando o tempo de resposta em qualquer demanda da comunidade. Para o secretário executivo da Faepesul, Alexandre Martins, "a Central do Cidadão elimina o caráter pessoal na resolução dos problemas e trata de forma igualitária todas as necessidades de atendimento".
O técnico do Projeto pela Faepesul, Ronny Fey, explica que o próximo passo do projeto será possibilitar ao cidadão a realização de alguns serviços diretamente pela internet, através do site da prefeitura. Por enquanto, solicitações de melhorias e obras poderão ser realizados online. "É uma porta única que vai facilitar e muito a vida do cidadão", comenta Ronny.
Mudança – Por conta da mudança para a Central do Cidadão, alguns setores municipais como o Procon e o Departamento de Aprovação de Projetos da secretaria Urbanismo não funcionarão nesta quarta-feira (01). No departamento de tributação da secretaria municipal da Fazenda, o atendimento será normal. Todos os serviços passam a funcionar normalmente a partir do dia 02 à tarde, na Central do Cidadão.