You are currently viewing Santa Rosa de Lima é contemplada com curso de Licenciatura em Educação do Campo da Ufsc

O município de Santa Rosa de Lima e a Universidade Federal de Santa Catarina – Ufsc assinaram hoje à tarde o convênio entre as duas instituições que celebra a parceria para instalação do Curso de Educação do Campo, a ser ministrado pela Ufsc em Santa Rosa de Lima. A primeira turma será chamada de Turma da Encosta da Serra Geral, pelo fato de o curso ser dirigido ao referido território, que integra os municípios de Anitápolis, Braço do Norte, Grão Pará, Gravatal, Rancho Queimado, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Bonifácio, São Ludgero e São Martinho.
"Essa graduação, que está sendo oferecida gratuitamente, foi estruturada a partir do reconhecimento – recente e inovador no país – de que as pessoas que vivem no campo têm direito a educação diferenciada daquela oferecida a quem vive nas cidades", destacou o prefeito de Santa Rosa de Lima Celso Heidemann. Esse reconhecimento, emendou o prefeito anfitrião, extrapola a noção do rural como espaço geográfico e compreende as necessidades culturais, os direitos sociais e a formação integral de todas as pessoas que vivem e trabalham no campo.
É na perspectiva de atender a essas especificidades e de oferecer uma educação de qualidade, adequada ao modo de viver, pensar e produzir das populações identificadas com o campo, que a Ufsc estruturou o curso, e busca formar professores também diferenciados, ou seja, educadores do campo.
O reitor da Ufsc, Álvaro Prata, que faz visita a alguns municípios da região e em seguida vai a Washington ao lado da presidenta Dilma Roussef em uma reunião, garantiu que a criação deste curso em Santa Rosa de Lima é seguramente o ato mais importante dessa sua série de compromissos.
"Estamos muito felizes com mais essa passo que Santa Rosa de Lima e região dão para qualificar a educação e a técnica para que cada vez mais as pessoas do campo se sintam motivadas a permanecer em seus municípios, produzindo e vivendo com qualidade, e sobretudo, felizes", disse o prefeito da Capital Catarinense da Agroecologia, Celso Heidemann.
Além de Celso, estavam presentes os prefeitos dos municípios de Anitápolis e São Bonifácio, o secretário da SDR de Braço do Norte, Gelson Padilha, o presidente da Câmara de Vereadores de SRL, Afonso Kulkamp, além de outras autoridades da região.
A AMUREL esteve representada pelo coordenador administrativo Everson Guimarães.

Assessora de Imprensa -AMUREL