De dois em dois anos, Santa Rosa de Lima promove a Gemüse Fest, evento festivo com diversas atrações culturais, religiosas e gastronômicas, entre elas, o almoço que tem o prato típico da região, o gemüse, que empresta o nome à festa. Neste ano de 2012, quando o município comemora 50 anos de emancipação político-administrativa, a Gemüse Fest terá um componente a mais entre os atrativos: o lançamento de um livro que registra parte da história do município. O livro "Santa Rosa de Lima – História e Memória: da colonização à emancipação", de autoria do jornalista Álvaro Dalmagro, é um projeto da prefeitura municipal e faz parte das atividades culturais preparadas especialmente para celebrar o cinquentenário. O livro, com 224 páginas em cores, registra principalmente a memória oral da população do município, retratando o período que supostamente iniciou a colonização do território, em aproximadamente 1880, até 1962, quando ocorreu a emancipação do município. "É um recorte histórico muito interessante onde o mote dos relatos são as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes, desde a saída, na Alemanha, até muito pouco tempo atrás, nos rincões isolados de Santa Rosa de Lima e de municípios vizinhos, onde a vida continuou a ser muito sofrida. São relatos impressionantes que vão emocionar o leitor, tal qual me emocionaram no momento em que os colhi, e também depois, na hora de da escrita do material", adianta o autor.
O livro está dividido em 31 capítulos escritos de forma cronológica e linguagem simples. "Na verdade é uma grande reportagem. Procurei fundamentar os motivos que levaram os imigrantes europeus, especialmente os alemães, que são a maioria em Santa Rosa de Lima, a vir para o Brasil, e no nosso caso, ao município. Então, minha história começa lá na França, durante o período das chamadas Guerras Napoleônicas e vai acabar em 1962, com a emancipação de Santa Rosa de Lima. Evidente que fazer um trabalho assim não é como resolver uma equação matemática, então, eventualmente, tive que invadir o período retratado. Mas de uma maneira em geral me ative somente aos fatos ocorridos até a década de 60", conta Álvaro. "Tenho certeza que a população de Santa Rosa de Lima vai se sentir inserida neste trabalho, mesmo aquelas pessoas que não estão diretamente citadas no livro. Resta-nos agora o desafio de concluirmos essa tarefa, fazendo um segundo livro que contemple da emancipação até a atualidade, o que já está sendo pensado", revela o prefeito Celso Heidemann.
Além da participação da prefeitura no projeto, a iniciativa teve também o envolvimento do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura e da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel). O lançamento acontece nesta quinta-feira (10) à noite, às 19h30, no salão comunitário do centro da cidade, onde outras atividades estão previstas para o dia. Confira abaixo a programação da 13ª Gemüse Fest:
Programação
Todos os eventos acontecerão no pavilhão da festa no centro de Santa Rosa de Lima.
Quinta Feira – Dia 10/05/2012
14h – Gincana Histórico-cultural sobre Santa Rosa de Lima
19h30min – Ato do Cinquentenário com homenagens a personalidades santa-rosa-limenses e lançamento do livro Santa Rosa de Lima – História e Memória: da colonização à emancipação
Hino de Santa Rosa de Lima cantado pelo Coral Municipal
Bolo de aniversário de Santa Rosa de Lima
21h30min – Baile com Fandango na Brasa
Sexta Feira – Dia 11/05/2012
19h30min – Cerimonial de Abertura da 13ª. Gemüse Fest com a Sangria do Primeiro Barril de Chopp, presença de autoridades, Rainha e Princesas da Festa e apresentação do Hino Municipal.
20h – Noite gastronômica e música ao vivo com Banda Germânica de Blumenau.
Sábado – Dia 12/05/2012
08h30min – Cavalgada na sede da Associação de Cavaleiros das Encostas da Serra Geral – ACESG
09h30min – Missa em homenagem às mães.
10h30min – Abertura da Feira de Produtos Locais e Coloniais
12h30min – Almoço típico com Violeiros da Ilha.
14h – Tarde cultural com apresentação de grupos de dança e baile da melhor Idade com Banda Germânica
22h – Baile do Chopp com Humanação e Banda Cavalinho de Blumenau.
Eliminatórias do concurso de chopp em metro
Domingo – Dia 13/05/2012
09h – Desfile de resgate da história da colonização alemã com a presença do triciclo Brigue Luíza e narrado pelo jornalista e apresentador Mario Motta com comentários de Cleiton Kurtz (Wilmutt).
12h – Almoço típico colonial com o tradicional gemüse e homenagem às mães.
14h – Show com a Banda Germânica de Blumenau e final do concurso de chopp em metro. Escolha da rainha e princesas que reinarão até a Gemüse Fest de 2014.
17h – Baile com Os Sócios
Durante toda a programação haverá Competições Típicas como Concurso de Chopp em Metro, Chopp de Resistência, Topeador Manual, Serra a Braço e Machado, Come Linguiça entre outras.
A presença do humorista Cleiton Kurtz que interpreta o alemão WILLMUTT, com muito humor, piadas, brincadeiras e interação com o público.