Centenas de pessoas, entre elas, autoridades da região compareceram à abertura da 13ª Gemüse Fest, ontem (10) à noite, no pavilhão de festas de Santa Rosa de Lima, que neste ano celebra também o Cinquentenário do município. O prefeito e vice -prefeito do município, Celso Heidemann e Valdir Antunes, o presidente da Amurel, prefeito de Laguna Célio Antônio, o deputado estadual José Nei Ascari, o primeiro prefeito eleito do município, José Schmidt, o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Egídio Locks, e o presidente da Câmara local, Afonso Kulkamp estavam entre as principais autoridades presentes.
O evento foi aberto com a apresentação do coral municipal, que cantou o Hino de Santa Rosa de Lima. Em seguida, representantes dos Correios fizeram o lançamento oficial do selo comemorativo ao Cinquentenário da Capital Catarinense da Agrocecologia.
O ponto principal na noite de abertura da Gemüse deste ano foi o lançamento do livro que registra parte da história do município, do jornalista Álvaro Dalmagro. "Santa Rosa de Lima – História e memória: da colonização à emancipação" registra a memória dos imigrantes alemães e de seus descendentes durante o processo de ocupação e colonização do município.
Momentos de emoção marcaram a entrega do livro autografado às pessoas que estão citadas diretamente no material, que receberam um exemplar de cada, das mãos do autor e do prefeito Celso Heidemann. Dezenas de idosos que já ultrapassaram a casa dos 80 anos de idade compareceram ao lançamento para buscar seu exemplar e o receberam emocionados. "Isso é muito gratificante. Ver a emoção dessas pessoas, ver que elas se sentiram contempladas, inseridas na história do município. Afinal de contas, não poderia ser diferente, pois essas pessoas fizeram tanto por seus filhos, por suas famílias, pelo município", diz o autor. Todas as famílias do município receberão pelo menos um exemplar do livro, o que deve acontecer no decorrer das festividades ou posteriormente. O restante dos mil exemplares desta primeira edição será fornecido às escolas e à biblioteca do município, às bibliotecas das universidades da região e a alguns órgãos públicos da região. "Esse material vai se tornar uma excelente fonte de pesquisa para alunos e pessoas que queiram conhecer um pouco melhor o nosso povo e a nossa história. Estou muito feliz com o resultado final desse livro, e sei que, para fazê-lo não foram poupados esforços", disse o prefeito Celso Heidemann.
A intenção é em breve dar início aos trabalhos de mais um livro, este, que contemple a história do município a partir da emancipação até a atualidade.
Após o lançamento da obra foi servido um bolo gigante e cantado os parabéns pelo Cinquentenário de emancipação. As festividades prosseguem até domingo. Confira:
Sexta-feira
19h30min – Cerimonial de abertura da 13ª Gemüse Fest, com a sangria do primeiro barril de chopp e a apresentação do hino municipal.
20 horas – Noite gastronômica e música ao vivo com banda germânica de Blumenau.
Sábado
8h30min – Cavalgada na sede da Associação de Cavaleiros das Encostas da Serra Geral (Acesg).
• 9h30min – Missa em homenagem às mães.
• 10h30min – Abertura da feira de produtos locais e coloniais.
• 12h30min – Almoço típico com violeiros da ilha.
• 14 horas – Tarde cultural, com apresentação de grupos de dança e baile da melhor idade, com a banda germânica.
• 22 horas – Baile do chopp, com a banda Cavalinho, de Blumenau.
• Eliminatórias do concurso de chopp em metro.
Domingo
• 9 horas – Desfile de resgate da história da colonização alemã, com a presença do Triciclo Brigue Luiza e narrado pelo jornalista e apresentador Mario Motta, com comentários de Cleiton Kurtz, criador do personagem Wilmutt.
• 12 horas – Almoço típico colonial, com o tradicional gemüse e homenagem às mães.
• 14 horas – Show com a banda germânica de Blumenau e final do concurso de chopp em metro. Escolha da Rainha e das Princesas que reinarão até a Gemüse Fest de 2014.
• 17 horas – Baile com Os Sócios.