O cortejo pelas ruas centrais da cidade marcou a despedida de Manoel Bertoncini. As lojas fecharam e até mesmos os comerciários puderam render as últimas homenagens ao homem que administrou a cidade por quase 42 meses.
O corpo de Manoel Bertoncini foi conduzido do Espaço Integrado de Artes, local onde foi velado desde a madrugada desta quinta-feira (21), até a Catedral Diocesana, em carro aberto do Corpo de Bombeiros.
Por onde passou, o cortejo foi aplaudido pelos cidadãos tubaronenses. "Ele era uma ótima pessoa e um médico generoso. Perdemos um grande homem", lamentou a aposentada Maria do Carmo Medeiros, que se juntou à multidão para aplaudir o prefeito.
As ruas centrais da cidade ficaram lotadas. Em cada olhar, uma forma diferente e particular de reverenciar o líder que partiu.
O corpo de Manoel Bertoncini chegou à Catedral por volta das 16 horas. A escada principal foi enfeitada com dezenas de coroas e cestos de flores e ao longo dela outras centenas de pessoas esperavam a chegada do corpo e a oportunidade de se despedir.
Retirado cuidadosamente do alto do carro pelos Bombeiros e Guardas Municipais, o corpo foi lentamente conduzido à Catedral, aclamado por aplausos dos tubaronenses que vieram dar o adeus.
No céu, balões azuis e brancos, as cores da Cidade Azul, deram um tom especial à despedida. Por onde quer que voem, levarão a mensagem de perseverança e garra demonstrada por Bertoncini, principalmente, nos últimos anos de sua vida.
A missa na Catedral encerrou a luta do homem que salvou vidas e batalhou para salvar a sua própria vida. "Obrigado por Tubarão ter tido um grande guerreiro", declarou o agora prefeito de Tubarão, Felippe Luiz Collaço.
O vice-governador, Eduardo Pinho Moreira e a filha de Bertoncini, Laís, também deixaram suas mensagens, emocionando o público presente.
A execução da música "Angels", canção que Bertoncini mais gostava, interpretada pelos músicos Dilson e Yuri, também levou o público às lágrimas.
A saída do corpo da Catedral foi outro momento que ficará registrado para sempre na memória dos tubaronenses. Oficias e soldados da 3ª Cia do 63°BI (Exército) promoveram uma salva de tiros, encerrando assim as homenagens.
Depois da missa, o corpo seguiu para Balneário Camboriú, onde será cremado em cerimônia reservada.
Fonte: Departamento de Comunicação da PMT
Foto: Álvaro Dalmagro