Um dos maiores desafios na implantação do Sistema Regin (Registro Mercantil Integrado) é um cadastro único para todos os órgãos e entidades envolvidas no registro de empresas, além de uma estrutura tecnológica. Foi o que destacou o coordenador de Tecnologia da Informação e Projetos da Federação Catarinense dos Municípios (FECAM), Emerson Souto, na palestra realizada nesta terça-feira, 24, no auditório da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). O encontro foi uma solicitação do Sindicato dos Contabilistas de Criciúma e Região à FECAM, para trazer mais informações sobre o Regin aos mais de 50 profissionais da classe contábil que participaram do evento, mostrando as dificuldades e apontando soluções para o funcionamento do Sistema.
Souto falou sobre o envolvimento da FECAM no processo de orientação e capacitação de funcionários públicos em todo o Estado ao longo dos últimos seis anos. Segundo ele, apesar das inúmeras dificuldades envolvendo os vários órgãos e entidades, o sistema já ajudou a modernizar a gestão pública municipal. “No momento, o Regin é o integrador estadual, permitindo agilidade no processo de informações para fiscalização e um cadastro unificado”, ressaltou. Por outro lado, muito ainda precisa ser aperfeiçoado no processo, como o fornecimento de informações confiáveis e a padronização dos documentos necessários para cada atividade empresarial. “Para a maioria das empresas, a liberação dos alvarás pode ser bem mais ágil”, explica ele.
O presidente da FECAM e prefeito de Siderópolis, Douglas Gleen Warmling, destacou que o encontro foi importante para a troca de informações entre os contadores. “Esta parceria entre os profissionais é fundamental para facilitar a comunicação e o surgimento de novas ideias”, observou. Segundo o presidente do Confaz, Sérgio Tiscoski, o objetivo principal da palestra foi capacitar os profissionais, ouvir as dificuldades que passam no dia-a-dia e possibilitar maiores explicações sobre o Regin. “Foi uma solicitação do Sindicont, prontamente atendida pelo presidente da FECAM e pela AMREC”, salientou. Ao final do encontro, foi criado um Comitê Gestor do Regin na AMREC, reunindo os 11 municípios integrados à associação, um representante da AMREC e dois do Sindicont. Tiscoski informa ainda que o intuito do comitê será debater e encontrar soluções para os problemas advindos do Regin e para a abertura de empresas.
O presidente da Fecam e prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, o presidente do Colegiado de Órgãos Fazendários Municipais (CONFAZ-M/SC) e coordenador do Movimento Econômico da Amrec, Sérgio Tiscoski, o diretor-executivo da AMREC e o presidente do Sindicont, José Carlos de Fáveri, estiveram presentes na palestra. Todos ressaltaram a importância do contabilista como parte do processo do Regin.
A AMUREL foi representada no evento pelo diretor executivo Alexandre Martins e pelo diretor administrativo Everson Guimarães.
Colaboração texto/fotos:
Suzi Nascimento – Assesssoria de Imprensa- Sindicont
Assessoria de Imprensa da AMREC – Diene Lemos