Integrantes do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Território Rural Serra-Mar, no qual a região da Amurel está inserida, reuniram-se nesta quarta-feira na sede da AMUREL para discutir as formas de investir na estruturação de uma central de distribuição de alimentos da agricultura familiar na região da Amurel. Os recursos já estão liberados e garantidos pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial – SDT, órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento Agrícola – MDA. São R$ 254.550,00 que deverão ser aplicados na compra de uma câmera fria para estocagem de alimentos, um caminhão pequeno e um carro de passeio, que servirá para fazer a articulação regional entre os produtores. A intenção do Colegiado é fazer uma parceria com a Ceasa de Tubarão para utilizar parte do espaço existente naquele local. "Já existe uma parceria semelhante com a Ceasa em Florianópolis e acreditamos que o Governo do Estado possa sinalizar positivamente também para a região da Amurel", disse Leandro Fernandez, integrante do Colegiado.
Altair Antunes, técnico da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Santa Catarina participou da reunião e nesta quinta-feira se reunirá com técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura – a quem a Ceasa está ligada – para tratar do assunto.
Para receber os recursos já aprovados o Codeter/Amurel, está definindo o plano de trabalho aprovado pelos membros até dia 17 de agosto próximo e cadastrá-lo junto ao Siconv – Portal de Convênios do Governo Federal, dentro dos padrões exigidos pelo governo.
Para prefeito de Laguna e presidente da AMUREL Célio Antônio, conseguir estes recursos para região através da AMUREL foi extremamente importante como consequência da mobilização e treinamentos realizados com apoio da Associação.
Assessoria de Imprensa – AMUREL