A Câmara Técnica de Saúde Mental da Amurel se reuniu na manhã quarta-feira (8), na AMUREL, para tratar do estudo e estruturação da Rede Psicossocial e elaboração dos protocolos de Atenção Psicossocial da Região da Amurel. Estiveram presentes os representantes da Câmara Técnica de Saúde Mental da CIR (Comissão Intergestora Regional) da AMUREL, composta por oito municípios e três gerências de Saúde, e representantes dos Hospitais Nossa Senhora da Conceição de Tubarão e Hospital Bom Jesus dos Passos de Laguna.
O objetivo é fazer um diagnóstico da rede psicossocial da região e depois estruturá-la adequadamente. O município de Laguna apresentou, a titulo de exemplo, o fluxograma de sua rede em saúde mental, uma vez que o município também é referência regional em psiquiatria e dependência química, através dos serviços SUS credenciados junto ao Hospital Bom Jesus dos Passos.
Enfatizou-se a importância de os municípios se organizarem a partir da atenção básica para o atendimento pré e pós-internação.
Tendo em vista a necessidade de reordenamento da rede, a câmara técnica aprovou um cronograma com reuniões mensais até dezembro desse ano.
Álvaro Dalmagro – Ascom AMUREL