Para quem não levou as crianças para vacinar, fique atento, a campanha de atualização da vacinação infantil, termina nesta sexta-feira, 24 de agosto. O objetivo da ação é reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal e, consequentemente, diminuir o risco de transmissão de doenças que podem ser prevenidas.
Estão disponíveis todas as vacinas do calendário básico infantil, incluindo a pentavalente que reúne a tetravalente e a dose contra hepatite B em uma única aplicação. Esta vacina protege contra a difteria, o tétano, a coqueluche e meningite. A outra imunização é a Vacina Inativada Oral contra a Poliomielite (VOP), que é indicada para crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio, mais conhecida como paralisia infantil.
Durante a campanha, as crianças menores de cinco anos que vivem nos Municípios das regiões Norte e Nordeste, no Vale do Jequitinhonha e no Vale do Mucuri, ambos em Minas Gerais, vão receber suplemento de vitamina A.
A paralisia infantil é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta principalmente crianças pequenas. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados.