You are currently viewing Praça de Pedágio de Palhoça será transferida para a divisa com Paulo Lopes

Foi um marco para Palhoça a solenidade que deflagrou a mudança efetiva da praça de pedágio do KM 222, que dividiu Palhoça ao meio, para o KM, 245, divisa entre Palhoça e Paulo Lopes. A constatação é do prefeito Ronério Heiderscheidt e da Ministra Ideli Salvatti ao informarem durante a cerimônia para um público que lotou o auditório do Fórum Municipal, na manhã dessa sexta, dia 31, em Palhoça, que pela primeira vez no país aconteceu uma alteração de uma licitação internacional que provocou, também pela primeira vez, a transferência de uma praça de pedágio no território brasileiro.  

E mais: A partir desse exemplo de Palhoça, foi determinado pelo Governo Federal o seguinte critério: que nunca mais uma praça de pedágio será instalada em perímetro urbano, como aconteceu com Palhoça, onde a estrutura gerou graves transtornos sociais ao dividir ao meio a cidade. " A própria ANTT informou que nunca antes tinha acontecido no país uma alteração de uma licitação internacional provocando a mudança da praça de pedágio no Brasil", admitiu a ministra Ideli.

Na solenidade foi assinada, com grande expectativa, a resolução que oficialmente autorizou o inicio dos procedimentos para a transferência de toda a estrutura, em que o Governo Federal concede a ampliação do trecho em mais 25 quilômetros para a Auto Pista Litoral Sul.

Além do prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt e da ministra Ideli Salvatti, participaram da cerimônia o superintendente da Auto Pista Litoral Sul, Paulo Mendes Castro, o diretor geral da ANTT, Ivo Borges de Lima, os deputados estaduais, Dirce Heiderscheidt e Valter Galina, entre outras autoridades políticas, empresariais e lideranças comunitárias da Grande Florianópolis. O diretor de Relações Institucionais da FECAM, Celso Vedana, representou a entidade no evento.

A partir de agora, a Auto Pista Litoral Sul está autorizada para deflagrar todos os procedimentos técnicos como desapropriação, licenças ambientais e aprovação dos projetos, para iniciar as obras com prazo de execução de 180 dias para colocar em funcionamento a nova praça de pedágio no KM 245 e desativar a já existente no KM 222.

Para o prefeito, que fez mais de 24 viagens a Brasília para tratar desse assunto, é uma vitória de Palhoça e de sua gente. " A Justiça tarda mas não falha. Hoje é um dia histórico para Palhoça tão importante quanto foi a data de sua emancipação. Por que foi concedido, novamente, o direito de ir e vir para a população de 30 mil habitantes da região da Baixada do Maciambú", disse.

Jornalista Valquíria Guimarães – Assessora de Comunicação da Fecam