Ainda esse ano, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) iniciará o projeto Novos Gestores, que são encontros com os prefeitos eleitos de todo o Brasil. O presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, falou sobre o trabalho, que deve ter início em outubro – logo após as eleições.
Nas duas últimas gestões, a CNM promoveu o evento para orientar os prefeitos sobre administração eficiente e de qualidade. "Vamos mostrar estes estudos [da crise e do experiências municipais] para que vejam como vão assumir a prefeitura no dia 1.º de janeiro", disse o presidente da CNM, ao se referir a terceira edição dos eventos.
O estudo Cenário financeiro dos Municípios brasileiros em final de mandato indica a crise e o Experiências Municipais mostra os motivos que levaram as prefeituras ao grave quadro de dificuldade econômica e, automaticamente, de gestão. Os dados foram apresentados à mídia nacional, no dia 3 de setembro, e enviado para o Congresso Nacional e o governo federal.
De acordo com o segundo estudo, a prefeitura gasta com ações que são de competência do Estado e da União. "Em média 11% da Receita Corrente Liquida dos Municípios são gastos com ações que são de responsabilidade dos governos estadual e federal", mencionou Ziulkoski. Esse é um dos resultados do estudo.
"Com apoio das Estaduais, vamos fazer o encontro de dois dias com os prefeitos eleitos em 21 Estados", destacou o presidente da CNM. As datas preliminares definidas foram, e o primeiro encontro está agendadado para os dias 17 e 18 de outubro, na Bahia.
Fonte: CNM