You are currently viewing Cerca de 7 mil mudas serão distribuídas na AMUREL

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar em parceria com a AMUREL distribuirá aproximadamente 7 mil mudas de árvores frutíferas e nativas aos 21 municípios que compõem o Comitê. A iniciativa faz parte das ações do Comitê em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro) e prevê a distribuição de cerca de 330 mudas para cada município, além do plantio em escolas e em outros locais previamente mapeados. Os municípios interessados deverão retirar as mudas que ficarão disponíveis nas instalações da Associação dos Municípios da Região de Laguna – AMUREL, nos dias 20 e 21/09 (quinta e sexta-feira), das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30 min.
As espécies a serem distribuídas são: Araçás amarelo e vermelho, Aroeiras Salsa e vermelha, Camboatá, Cereja Preta, Goiabas branca e rosa, Grumixama, Ingá feijão, Ipê amarelo, Jaboticaba, Palmito, Pitanga e Uvaia.

Defesa Civil e Comitê querem reflorestar morro mais alto de Tubarão


A AMUREL é uma das entidades que fazem parte do Conselho Consultivo do Comitê, mantendo, inclusive, um servidor à disposição do Comitê. Neste ano a AMUREL passou a abrigar a Coordenadoria Regional de Defesa Civil, órgão responsável pela coordenação dos trabalhos e ações de defesa civil na região. Na sexta-feira à tarde a AMUREL acompanhou a incursão de membros do Comitê e da Coordenadoria de Defesa Civil ao local conhecido como Morro Martinelli, na localidade Rio do Pouso Alto (Tubarão), divisa com a localidade de São Miguel (Gravatal). Nesse local foram instalados pelo Conselho Nacional de Geografia três marcos de referência por ser considerado o ponto mais alto de Tubarão, com 540 metros de altitude. Um dos três marcos provavelmente foi arrancado por vândalos, mas dois permanecem intactos.
A intenção do Comitê e da Coordenadoria de Defesa Civil foi a de identificar o proprietário da terra e fazer uma avaliação do local para repovoar o terreno com espécies nativas. "Os topos de morros são importantes fontes de água, através de suas nascentes, e sem vegetação estão propensos a deslizamentos. Para preservara a água e evitar escorregamentos faz-se necessário o reflorestamento ", lembra Patrício Fileti, representante da AMUREL no Comitê. "Evidentemente que há muitos outros locais a serem reflorestados, mas consideramos que o repovoamento do Morro Martinelli é um ato simbólico por ser o mais alto de Tubarão. A meta é recuperar outras áreas também através das entidades e instituições ligadas à Defesa Civil e ao Comitê", adiantou o coordenador regional de Defesa Civil, major Carlos Moisés da Silva. "Já sabemos de quem é a propriedade e vamos conversar com a família para saber do interesse em proteger a nascente com o plantio das mudas", disse Rafael Marques, consultor da SDS junto ao Comitê na visita ao morro.

Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação da AMUREL