A crise da avicultura foi tema de reunião entre o governador Raimundo Colombo, empresários da agroindústria, secretários de Estado da Fazenda e da Agricultura, deputados federais e estaduais e o presidente da FECAM, Douglas Warmling, prefeito de Siderópolis e o presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC, Rogério José Frigo, prefeito de Nova Veneza. Eles entregaram a Colombo a Carta de Nova Veneza, um documento com 15 reivindicações para o setor.
Entre os pedidos está a isenção do ICMS sobre a carne de frango por, pelo menos, 90 dias. "Sabemos que não é a solução, mas é uma medida que vai ajudar o setor a tomar fôlego e se recuperar um pouco da crise pela qual está passando", avaliou o deputado Federal Jorge Boeira (PSD). O governador explicou que a arrecadação estadual com aves e suínos já é quase nula e que não é possível tirar mais nada. Mas adiantou que, se o governo federal repassar o ICMS da Lei Kandir, dará prioridade de pagamento para o setor.
Colombo também disse que já se dispôs a ajudar as empresas a pagar o frete de milho do Centro-Oeste para o Estado, mas para isso é preciso que o governo federal retire o preço do frete do valor da saca do produto. O custo apenas do transporte hoje é de R$14,00 a saca.
Outra reivindicação levada pelos diretores da Tramonto Alimentos e da Agrovêneto, ambas do Sul do Estado, é uma linha de crédito do BNDES para a agroindústria. O assunto estará na pauta de votação do Conselho Monetário Nacional (CMN), no próximo dia 27. O governador se comprometeu a levar a solicitação ao BNDES.
Jane Martins
Assessoria de Imprensa Parlamentar