Melhorar a sinalização nas proximidades da escola para evitar problemas como filas duplas e carros estacionados em locais proibidos são algumas das ações que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda para as prefeituras. Dentre as orientações estão o desenvolvimento de ações permanentes de educação, bem como a realizarem estudos para implementação de sinalização especial nas áreas escolares.
Outra medida é a manutenção da parceria com a Polícia Militar, para que garanta a segurança nessas áreas, principalmente nos horários de entrada e saída de alunos. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é de responsabilidade de cada Município o planejamento, instalação e operacionalização de projetos.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, considera as medidas válidas, pois reforçam a obrigação local para com o trânsito, principalmente em áreas de atração de tráfego, como as escolares, onde a concentração de crianças e jovens é grande. "Muitos dos problemas detectados juntos as escolas são decorrentes da falta de planejamento urbano, processo fundamental para o controle das mudanças que a cidade vivencia, por isso é importante seguir as recomendações de sinalização para o local.", argumenta.
Clique aqui e acesse o Manual de Sinalização de Áreas Escolares