Prefeitos e vice-prefeitos eleitos em outubro deste ano e pessoas convidadas pelos novos gestores lotaram o auditório da AMUREL, hoje, no primeiro dia do Seminário Regional para Novos Gestores , que acontece na AMUREL. O evento é uma iniciativa da AMUREL, com participação do Tribunal de Contas do Estado e Federação Catarinense de Municípios (FECAM).
No dia 9 de agosto passado a diretoria executiva da AMUREL se reuniu com os diretores executivos da AMESC e AMREC com o objetivo de debater a viabilidade da realização de um seminário voltado aos novos gestores. Posteriormente, no dia 23 de agosto, a FECAM se reuniu com a Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM e com o TCE, além do Ministério Público/SC firmando, assim, a parceria para a realização deste evento. Posteriormente essas entidades e órgãos decidiram levar os seminários para todas as microrregiões do Estado.
Participaram da abertura do evento o presidente da AMUREL, prefeito de Laguna, Célio Antônio, o presidente da FECAM, prefeito de Siderópolis Douglas Warmelling, o diretor executivo da AMUREL, Celso Heidemann, e o coordenador da Auditoria Interna do Tribunal de Contas de Santa Catarina, auditor João Luiz Gattringer. Foi dele a palestra de mais de 3 horas sobre diversos aspectos da administração pública, especialmente no âmbito do Tribunal de Contas. "Foi uma palestra esclarecedora, de alto nível, muito útil não só para os novos gestores, mas também para quem está encerrando o mandato", avaliou o diretor executivo da AMUREL, Celso Heidemann.
Celso apresentou um material institucional aos participantes dando uma ideia generalizada da funcionalidade e dos serviços da AMUREL, bem como as equipes de funcionários e de prestadores de serviço.
O presidente da FECAM, por sua vez, elogiou a organização e iniciativa da AMUREL e alertou os novos gestores sobre a importância dos mesmos seguirem as recomendações dos órgãos fiscalizadores e orientadores, além das próprias associações de municípios, como forma de minimizar os transtornos posteriores ao mandato e também como suporte para uma boa administração pública.
O presidente da AMUREL, Célio Antônio, que cumpre o último ano de seu segundo mandato como prefeito de Laguna ressaltou o quanto é difícil ter as contas aprovadas pelo TCE, mas alertou que para tê-las aprovadas, além da boa utilização do dinheiro público é preciso seguir as orientações do TCE e de outras entidades, como forma de não incorrer em erros, às vezes pequenos e involuntários, mas que podem causar muitos problemas ao gestor.
FECAM e coligadas
A FECAM e suas entidades coligadas coordenaram os trabalhos no período da tarde. Celso Vedana, diretor de relações institucionais da FECAM, Alexandre Alves, diretor executivo da FECAM e diretor geral da EGEM, Gilson Lunardi Albino, diretor do CIGA (Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal), e André Miquelante, conselheiro de regulação da ARIS foram os palestrantes da tarde. Cada um palestrou sobre as áreas específicas relacionadas às suas entidades e a relação que elas têm com a gestão pública municipal. Acompanhe em anexo a apresentação do palestrante do TCE.
O evento prossegue amanhã, quinta-feira (22).
Álvaro Dalmagro – Assessoria de Comunicação da AMUREL