O presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Neodi Saretta, participou em Imaruí, de uma reunião com os pescadores artesanais. A reunião organizada pelo IPPS – Instituto de Políticas Públicas e Sociais, contou com a presença do Sindicato da Pesca, da Associação de Pescadores de Imaruí, da Associação de Pescadores da Ponta Grossa e de inúmeros pescadores. A reuniao ocorreu na ultima segunda feira à tarde.
Conforme o deputado, uma das principais questões levantadas durante o encontro foi em relação ao seguro-defeso do camarão que corresponde ao período de 15 de julho a 15 de novembro.
Em plenário, na Assembleia Legislativa, Saretta manifestou sua solidariedade com os pescadores artesanais e fez um encaminhando para que o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA alterem a data do seguro-defeso do camarão das Lagoas do Mirim e Imaruí. Conforme reivindicação dos pescadores, o período sugerido teria início em 01 de junho, conseqüentemente antecipando, na mesma proporção, o prazo final do seguro-defeso para 1 de outubro.
"A principal justificativa para o pedido é em relação ao período da colheita do arroz, quando são abertas as comportas e com a entrada de água doce o camarão se afugenta. Além disso, coincide com o período de mais chuva, que diminui a salinidade da água, prejudicando os pescadores que dependem desta renda para sobreviver", disse Saretta
Assessoria de imprensa do parlamentar