De olho no desenvolvimento de atletas de todo o País, a Confederação Brasileira de Handebol irá realizar nos meses de fevereiro e março de 2013 um acampamento nacional com jogadores das categorias Juvenil (nascidos em 1994 e 1995) e Cadete (1996 e 1997), coordenado pelo técnico da Seleção Masculina, o espanhol Jordi Ribera.
Atletas do handebol de Laguna irão participar do evento. Guilherme Preuss Berkenbrock, Gabriel Preuss Custódio e Rodolfo dos Passos Bonifácio estarão no encontro.
Para o técnico da equipe masculina, professor Philipe Guedes Matos, "o acampamento da Seleção Brasileira é uma filosofia implantada pelo treinador e uma grande oportunidade dos nossos atletas evoluírem técnica e taticamente de acordo com o que existe de mais novo no Handebol Mundial, além de uma vitrine para possíveis convocações para as Seleções Brasileiras Cadete e Juvenil, que disputarão campeonatos internacionais (pan-americano e mundial) pela categoria", explica.
O aprendizado dos atletas, segundo ele, acaba sendo repassado a toda a equipe com o retorno do acampamento, uma grande conquista pelo trabalho realizado.
O encontro irá reunir 120 atletas em Blumenau (SC). Durante o acampamento, Jordi irá passar conhecimento e técnicas com o objetivo de desenvolver estes atletas, que no futuro podem fazer parte das Seleções Brasileiras. "Queremos passar um pouco do padrão de treinamento que é utilizado na Seleção Adulta e observar também estes atletas e seus biotipos para que possam ser aproveitados pela Seleção no futuro", comentou o treinador.
O trabalho do handebol em Laguna é realizado numa parceria da prefeitura de Laguna, através do Departamento Municipal de Esportes, com o Instituto Tática e Ação e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)