A diretoria da AMUREL participou nesta quarta-feira da entrega oficial da primeira casa popular rural construída na região desde a criação do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), há quase 2 anos, numa parceria entre os governos federal (que disponibiliza os recursos), estadual (construção do imóvel) e municipal (seleciona as famílias e acompanha as obras). O evento foi na localidade de Rio Bravo Alto, Santa Rosa de Lima, na casa de Maílson Wenz, de 23 anos, e Renata da Silva, 22, que vivem jun tos há mais de um ano, mas moravam com familiares. Renata está grávida de seis meses e a casa veio em boa hora. "Só tenho a agradecer a todos, desde as pessoas da prefeitura e do município, até da Cohab e do governo federal", disse, emocionada.
Mailson e Renata – e futuramente o filho Gabriel – formam uma das 48 famílias contempladas no primeiro lote de casas populares aprovadas pela Cohab, no município. Destas, 18 estão em construção e serão entregues em breve. Outro lote de 30 casas para o município já está aprovado pela Cohab e após os trâmites, em 2013, também começarão a ser construídas. "São casas de apenas 42,70 m², mas é o que dispomos de recursos. Porém, tenho certeza que quem precisa sabe dar valor e sabe entender nossas limitações. Aos poucos as pessoas podem ampliar o imóvel, à medida do possível e da necessidade", destacou a diretora de Operações da Cohab, Leocádia Bonanomi. O diretor executivo da AMUREL, Celso Heidemann, que foi prefeito de Santa Rosa de Lima até 10 de outubro passado, destacou que as habitações só estão sendo construídas graças ao empenho da direção da Cohab e de um grupo de pessoas de seu município, comandadas pelo secretário municipal de Agricultura Sebastião Vanderlinde, que não mediu esforços para buscar os documentos necessários e agilizar a tramitação. Valdir Antunes, atual prefeito também destacou o desprendimento das pessoas envolvidas no processo como fator primordial para esta conquista.
Pela experiência positiva de Santa Rosa de Lima, Celso Heidemann havia recebido o aval da diretoria da Cohab para intermediar a expansão do programa de habitações rurais aos demais municípios da Amurel. Em razão disso, os novos gestores interessados em levar o programa a seus municípios foram convidados para a solenidade de hoje. O prefeito eleito de Tubarão Olávio Falchetti foi um dos presentes. "Trabalhei durante 36 anos como engenheiro da Caixa e antes nós víamos muito financiamentos de casas que eram verdadeiras mansões. É muito gratificante saber que existe essa modalidade. Certamente temos centenas de famílias de agricultores em Tubarão que gostariam e precisam ser contempladas com uma casa. Vou trabalhar junto com a AMUREL e a Cohab para viabilizar o maior número possível", disse. O vice-prefeito eleito de Capivari de Baixo Tião da Telha representou o prefeito eleito Moacir Rabelo e também garantiu que o município vai se empenhar ao máximo para viabilizar o convênio com a Cohab a fim de diminuir o déficit habitacional na área rural, beneficiando as famílias mais pobres.
As casas são construídas com recursos de R$ 25 mil cada, a fundo perdido. A família contemplada precisa devolver 4% desse valor, sem juros, nos primeiros 4 anos após a entregada e também dispor do terreno para a construção.
A presidente da Cohab Maria Darci Mota Beck se recupera de uma cirurgia e em breve estará na AMUREL para falar aos novos gestores sobre o programa.
Álvaro Dalmagro – Assessoria de Imprensa da AMUREL