A Federação Catarinense de Municípios – FECAM elegeu e empossou na tarde desta sexta-feira (18), os integrantes dos novos Conselhos Executivo e Fiscal. O prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi (PT), encabeçava chapa de consenso e foi eleito por aclamação. Antes da cerimônia de posse, o diretor Executivo da FECAM, Alexandre Alves, apresentou o relatório de ações da entidade no ano passado e o plano de atuação para 2013.
Entre as autoridades federais e estaduais que prestigiaram o evento estão a ministra de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa (representando o governador Raimundo Colombo), deputado federal Décio Lima, coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputados estaduais José Hamilton Schaefer e Ana Paula Lima, sub-procurador para Assuntos Jurídicos e Institucionais, José Galvani Alberton (representando o Ministério Público), presidente da EGEM, Vanderlei Alexandre, prefeito de Forquilhinha (AMREC), presidente do CIGA, Nelson Guindani, prefeito de Herval D"Oeste, presidente da ARIS, Luiz Carlos Tamanini, prefeito de Corupá.
Em seu discurso de posse, Celso Zuchi afirmou que pretende contar com a parceria do Colegiado dos Secretários Executivos das Associações de Municípios, dos colegas da diretoria e de todos os prefeitos para fortalecer a atuação da FECAM no Movimento Municipalista.
O prefeito destacou a trajetória da entidade em todas as lutas municipalistas. Elogiou os ex-presidentes e lembrou as atuais reivindicações, como a revisão da divisão do bolo tributário, a redistribuição dos royalites do petróleo, além de investimento da educação e saúde. "A FECAM sempre esteve presente nas mobilizações em favor dos municípios. E com a união de todos vamos intensificar essa ação". Para o presidente eleito, os municípios precisam entender o papel da Federação. "Quero compartilhar essa missão com todos da diretoria, Associações de Municípios e prefeitos".
Conselho Executivo:
Presidente – Prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi (AMMVI)
1º Vice-presidente – Prefeito de Taió, Hugo Lembeck (AMAVI)
2º Vice-presidente – Prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori (AMOSC)
3º Vice-presidente – Prefeito de Biguaçú, José Castelo Deschamps (GRANFPOLIS)
1ª Secretária – Prefeita de Maravilha, Rosimar Maldaner (AMERIOS)
2ª Secretária – Prefeita de Seara, Laci Grigolo (AMAUC)
Conselho Fiscal – Titulares:
Prefeito de Massaranduba, Mário Fernando Reinke (AMVALI)
Prefeito de Rio das Antas, Alcir José Bodanese (AMARP)
Prefeito de Três Barras, Elói José Quege (AMPLANORTE)
Prefeito de Correia Pinto, Vânio Foster (AMURES)
Prefeito de Gravatal, Jorge Leonardo Nesi (AMUREL)
Prefeito de Araquari, João Pedro Woitexem (AMUNESC)
Prefeito de São Domingos, Alcimar de oliveira (AMAI)
Prefeito de Lacerdópolis, Hilário Chiamolera (AMMOC)
Conselho Fiscal – Suplentes:
Prefeito de Meleiro, Jonnei Zanette (AMESC)
Prefeito de Penha, Evandro Eredes dos Navegantes (AMFRI)
Prefeito de São Cristovão do Sul, Sisi Blind (AMURC)
Prefeito de Abdon Batista, Lucimar Antônio Salmória (AMPLASC)
Prefeito de Orleans, Marco Antônio Bertoncini Cascaes (AMREC)
Prefeito de Mondaí, Lenoir da Rocha (AMEOSC)
Prefeito de Novo Horizonte, Eli Mariott (AMNOROESTE)
Assessoria de Comunicação FECAM