You are currently viewing Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas

A presidente Dilma Rousseff encerrou nesta segunda-feira a programação do primeiro dia do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, que acontece em Brasília até a próxima quarta-feira (30). Falando a uma plateia de milhares de prefeitos, prefeitas e vices, a presidente pediu um minuto de silêncio em memória dos jovens mortos na tragédia de Santa Maria. Em seguida, Dilma fez um relato dos principais programas do Governo Federal, entre eles, a "Minha Casa, Minha Vida".

Explicou também a seleção para financiamento para pavimentação de vias urbanas e saneamento e sobre financiamento para creches e pré-escolas. A presidente anunciou ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a liberação de R$100 milhões para implementação de cidades digitais. "Os desafios do Brasil estão em cada município. E o desafio de cada município é o desafio de todo país", destacou.

Saúde – Mais cedo, o presidente da FECAM, Celso Zuchi, participou de um encontro de prefeitos com representantes do Ministério da Saúde para pressionar o Governo Federal para uma solução de curto prazo.

O encontro foi no auditório do Hotel San Marco e reuniu os presidentes das três maiores entidades representativas de municípios do país: João Carlos Coser, da Frente Nacional dos Prefeitos – FPN; Eduardo Tadeu, da Associação Nacional dos Municípios – ANB; e Paulo Zulkoski, da Confederação Nacional dos Municípios.

Na oportunidade, Zuchi participou do lançamento da campanha intitulada "Cadê o Médico?" encabeçada pela Frente Nacional de Prefeitos – FNP e por outras entidades representativas de municípios brasileiros para resolver o maior problema apontado pela população brasileira na área de Saúde: a falta de médicos.

"O que estamos querendo é a contratação de médicos formados no Exterior, como já fazem grandes países como os Estados Unidos, para suprir essa deficiência nacional e também em Santa Catarina. Por exemplo: na cidade onde sou prefeito, Gaspar, nós temos falta de médicos", disse o presidente da Fecam, que lidera a delegação catarinense no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na Capital Federal.

Outra solução apontada por Zuchi "é a regionalização da Saúde, fazendo com que os municípios menores planejem suas soluções junto com os maiores, para acabar com a ‘ambulancioterapia" que é um problema crônico, já que as altas complexidades são atendidas apenas em Florianópolis".

Encontro – Ao lado de outros presidentes de federações e associações de prefeitos e municípios brasileiros, Celso Zuchi participou da abertura do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, no Centro de Convenções de Brasília.

Na parte da manhã desta terça-feira (dia 29) o presidente da FECAM acompanha o painel "Participação Social e Cidadania", tratando de políticas da juventude, igualdade racial, violência contra a mulher e ações para pessoas com deficiência, com os ministros Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, José Eduardo Cardozo, da Justiça, Luiza Bairros, da Igualdade Racial, Eleonora Menicucci, da Proteção à Mulher, Maria do Rosário, de Direitos Humanos.


Assessoria de Comunicação FECAM
c/ informações de Fernando Bond/ADJORI