O município de Laguna seguira mais um ano na presidência da Associação de Municípios da Região de Laguna, portanto, o prefeito Everaldo dos Santos está mantido na presidência da entidade até fevereiro de 2014. Everaldo assumiu a presidência em 1º de janeiro devido ao fim do mandato do prefeito antecessor. Hoje, por consenso, foi escolhida a Diretoria Executiva para o exercício 2013/14. Capivari de Baixo, governada pelo prefeito Moacir Rabelo da Silva ficou com a 1ª vice-presidência e Armazém (prefeito Jaime Wensing) com a 2ª vice-presidência. As demais funções da Diretoria ficaram assim distribuídas: Para o Conselho Fiscal foram eleitos como titulares Amilton Ascari (Grão Pará), João Olávio Falcheti (Tubarão) e Ademir Matos (Braço do Norte). Para a suplência do Conselho Fiscal, José Schotten (São Martinho) Jaison Cardoso de Souza (Imbituba) e Volnei Weber (São Ludgero); Como representantes junto à Fecam foram eleitos Jorge Leonardo Nesi (Gravatal), Manoel Viana de Souza (Imaruí) Luiz Arnaldo Napoli (Jaguaruna) Antônio Felipe Sobrinho (Pedras Grandes), Antônio Honorato Filho (Pescaria Brava), Lourivaldo Schuelter (Rio Fortuna), Castilho Silvano (Sangão), Dilcei Heidemann (Santa Rosa de Lima) e Clésio Bardini de Biasi (Treze de Maio). Além da eleição da nova diretoria da Amurel os prefeitos apreciaram vários temas da pauta, entre os mais importantes, a aprovação da inclusão do município de Tubarão no Consórcio Intermunicipal de Saneamento, o que permitirá atingir o limite mínimo de habitantes exigido para a regularização do consórcio. Outro aspecto importante foi a aprovação por parte dos prefeitos para que a contribuição mensal que os municípios destinam à Amurel a título de manutenção das atividades da entidade seja descontada automaticamente em conta bancária. O prefeito de São Ludgero sugeriu ainda que os prefeitos verifiquem a possibilidade legal de os mesmos firmarem convênios permitindo que uma prefeitura auxilie a outra em serviços de patrolamento de estradas, principalmente em trechos que ficam na divisa dos municípios e que, muitas vezes, ficam mais fácil e econômico que o município vizinho execute o serviço e não o município sede. A sugestão foi muito aplaudida e deverá ser discutida com maior profundidade.
A assembleia também aprovou as contas do exercício 2012.
Presidente da Assembleia Legislativa
O deputado Joares Ponticeli, presidente da Assembleia Legislativa do Estado prestigiou o evento. O deputado ressaltou que estava presente como presidente da Alesc e não como deputado região e lembrou que o Sul do Estado e a Região Serrana são as duas regiões do Estado mais empobrecidas, justamente as regiões de origem do governador Raimundo Colombo (Lages) e do vice-governador, Eduardo Moreira (Criciúma). "Estamos esperando pelo aeroporto regional de Jaguaruna há 12 anos, pela BR-101 há mais do que isso, pela rodovia Pedras Grandes-Orleans, pela de Grão Pará a Urubicí. Não podemos mais esperar", disse o deputado. Joares garantiu também que, como presidente da Alesc e deputado da base aliada do governo, auxiliar os municípios da região nas principais necessidades e anseios.
Consórcio Intermunicipal de Saúde
Ao término da assembleia da Amurel os prefeitos fizeram a assembleia do Consórcio Intermunicipal de Saúde, que também elegeria uma nova diretoria. O prefeito de Gravatal foi escolhido o novo presidente tendo o seu vice o prefeito de Tubarão, Olávio Fanchetti, o prefeito de Imbituba, Jaison Cardoso mantido como tesoureiro e a prefeita de Santa Rosa de Lima Dilcei Heidemann, eleita secretária. Além da eleição foram aprovadas as contas do exercício 2012 e iniciada a apreciação de propostas de mudanças do protocolo de intenções (estatuto) do CIS- Amurel a fim de fazer adequações e melhorias. As propostas serão apreciadas pelos departamentos jurídicos dos municípios e votadas na assembleia de abril próximo.