Resultado dos encontros regionais dos grupos de trabalho vinculados à Federação Catarinense de Municípios (Fecam), o primeiro encontro de 2013 do Colegiado de Assistência Social de Santa Catarina está acontecendo nesta segunda-feira, na sede da Amures em Lages com representantes das 21 associações de municípios. Como foco na pauta, as ações de política social em todas as regiões do Estado. O evento se estende até final da tarde.
A presidente do Colegiado Janice Merigo explicou que do encontro estadual deve sair um mapeamento das demandas de cada região. “A partir desses diagnósticos o Colegiado atua na busca de soluções junto aos organismos da área como Ministério do Desenvolvimento Social”, disse Janice Merigo. A prioridade do Colegiado enfocada pelos técnicos neste início de mandato é a compreensão dos gestores municipais de que assistência social é uma política pública e não uma ação assistencialista.
O presidente da Amures Edilson José de Souza deu as boas vindas aos participantes do encontro e falou da importância do trabalho social nos municípios. “Acima de tudo, as famílias carentes e que estão à margem das políticas sociais precisam saber de seus direitos. O que esperamos é que os encaminhamentos tirados deste evento se revertam em ações que cheguem às pessoas que necessitam do amparo do estado e dos municípios”, declarou.
O encontro tem ainda, a finalidade de capacitar os profissionais da Assistência Social com troca de conhecimento que sirvam de suporte técnico aos municípios. E deve criar uma agenda de encontros com o Tribunal de Contas do Estado, Judiciário, Ministério Público e Secretaria de Estado de Assistência Social.
Foi tratado também, da quarta edição do Seminário Estadual de Assistência Social que se realizará de 15 a 17 de maio, em Florianópolis. Ano passado o evento reuniu mais de 700 pessoas e para este ano, já estão confirmadas presenças do Ministério do Desenvolvimento Social e do Conselho Nacional de Assistência Social.