O governador Raimundo Colombo autorizou a realização de convênios com as prefeituras de Jaguaruna e Laguna para construção de um molhe na barra do Camacho e o desassoreamento do rio Carniça, na comunidade de Campos Verdes, respectivamente. Na audiência realizada hoje (2), com a presença de deputados estaduais, prefeitos da região Sul e secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, ficou definido que as prefeituras deverão apresentar as licenças ambientais para que as duas obras sejam realizadas.

Segundo o secretário João Rodrigues, atendendo os apelos das lideranças políticas da região Sul e dos pescadores, o Governo do Estado vai investir R$ 900 mil em convênio com a prefeitura de Jaguaruna para solução definitiva da barra do Camacho colocando mais pedras no molhe que dá sustentação à barra, com pouco mais de 600 metros. O projeto da obra foi entregue ao governador Raimundo Colombo.

"Estamos defendendo o sustento de mais de 2 mil famílias de pescadores artesanais que dependem da abertura periódica da barra. A entrada da água do mar possibilita o aumento da salinidade nas lagoas e a entrada de peixes e crustáceos, além de reduzir o risco de cheias na bacia do Rio Congonhas (municípios de Jaguaruna, Tubarão, Laguna e Treze de Maio)", destacou Rodrigues.

Com a decisão da construção do molhe na barra do Camacho, a Secretaria da Agricultura e da Pesca vai ceder uma draga, que estava em manutenção, para Prefeitura de Laguna para retirada o banco de areia do rio Carniça, que voltou a sofrer assoreamento. O governador Raimundo Colombo autorizou o convênio de R$ 500 mil para manutenção do equipamento. De acordo com pescadores até pouco tempo atrás era possível navegar com barcos pesqueiros com capacidade para 15 toneladas pelo leito do rio, mas hoje os barcos ficam atracados em Laguna.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca