De 13 a 19 de maio é comemorada a 11ª edição da Semana Nacional do Museu, com destaque para o dia 18, Dia Internacional dos Museus. Este ano, o tema é equação Museus (memória criatividade) = mudança social. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulga esta data e lembra a importância dos museus para a cultura e a história do Brasil.

Este ano, 1.252 instituições museológicas promovem 3.911 atividades, distribuídas em 535 Municípios brasileiros. Um dos objetivos da Semana é aumentar a quantidade de visitantes aos museus. As atividades são orientadas pelo Conselho Internacional de Museus (Icom).

Atualmente o Brasil possui 3.025 museus, segundo o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais são os Estados com maior quantidade de museus, respectivamente 517, 397 e 319.

A maioria das instituições, 67,2%, é do poder público. Um total de 79,7% dos museus não cobra ingressos. Existem mais museus do que salas de cinema e teatro no Brasil. A estimativa do Ibram é que, por ano, mais de 20 milhões de pessoas visitem os museus.

Acessibilidade
Para aumentar ainda mais a quantidade de visitas, o Plano Nacional Setorial de Museus 2010-2020 prevê a acessibilidades aos museus como uma das principais metas. De acordo com o Ibram, mais da metade das instituições possuem instalações como rampas, banheiros, elevadores, e vagas de estacionamento exclusivas.

Fonte:

Agência CNM, com informações do Ministério da Cultura