Fonte: Ascom SDR Tubarão

 Nesta quinta-feira, 16, a gerência regional da CIDASC lançou a Guia de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA), na Sede Social da empresa Latícnios Latesa, em Sangão.

O médico veterinário, Agnaldo da Silva Serafim, enfatizou a importância da GTA para a Defesa Sanitária Animal e da sua importância como ferramenta de auxílio no controle a possíveis focos de doenças. " Os interessados devem procurar o escritório da CIDASC para se cadastrar e obterem o acesso ao Sistema de Gestão da Defesa Agropecuária Catarinense (SIGEN )", confirmou.

A e-GTA vai permitir que o produtor previamente cadastrado emita sua Guia de Trânsito Animal pela internet direto de sua propriedade ou de qualquer computador. A facilidade não é só aos criadores, mas também aos profissionais de fiscalização, que terão no momento de uma abordagem a uma carga a possibilidade de verificar de forma rápida e segura a veracidade do guia emitido. A novidade faz parte da Instrução Normativa nº 19 de 03/05/2011 do Mapa, que orienta cada Estado a adotar o formato eletrônico da Guia de Trânsito Animal (GTA) na forma do modelo e-GTA, obedecendo assim, às diretrizes do Programa Governo Eletrônico Brasileiro. O documento eletrônico terá dados sobre a carga a ser movimentada, tais como espécie, origem, destino, quantidade por sexo e faixa etária, finalidade do trânsito, identificação do emitente e do local de emissão e datas de emissão e validade.

O sistema online passará a ser efetivado em todo o Estado, bastando que os interessados procurem os escritórios da CIDASC para fazer a habilitação. "A partir de agora, os produtores, se quiserem, não precisarão mais ir até os escritórios da Cidasc para solicitar a guia. Poderão fazer o trabalho no comodismo de casa, em qualquer dia e a qualquer hora", disse o gerente regional da Cidasc Claudemir dos Santos.

O Secretário Regional de Tubarão, Estêner Soratto da Silva Junior, presente no evento, falou que este processo gera mais rapidez e eficiência. "A CIDASC está de parabéns pela organização do evento e enfatizou que o governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca fez um grande esforço para que a e-GTA virasse realidade, contribuiindo para o desenvolvimento da agropecuária catarinense".
Estiveram presentes produtores rurais, lideranças comunitárias, presidentes e representantes de entidades do meio rural, como cooperativas, sindicatos, Comissões Municipais de Saúde (COMUSAs), lideranças de de Jaguaruna e Sangão.