You are currently viewing Empresa apresenta primeiros estudos para execução do projeto da redragagem do Rio Tubarão

O engenheiro civil Robson Sebastiany, da empresa Prosul apresentou nesta tarde, no auditório da AMUREL, os estudos preliminares do projeto de manutenção, aprofundamento e recuperação da calha do Rio Tubarão. A audiência pública foi promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar. O cronograma de trabalho da empresa prevê a coleta e analise de dados, levantamento topo-hidrográfico, sondagens geotécnicas, estudo de modelo hidrodinâmico, projeto de dragagem/diques, especificações e metodologia executiva, orçamento estimativo e entrega do projeto executivo para a redragagem do Rio Tubarão, esta última etapa, prevista para acontecer entre os meses de novembro e dezembro deste ano.
Os prefeitos de Tubarão, Olávio Falchetti, de Capivari de Baixo, Moacir Rabelo e de Gravatal, Nardo Nesi estiveram presentes. Representantes de vários outros municípios, entidades e órgãos também participaram, entre elas, da Cidasc, da SDR e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável – SDS, que foi muito criticada pelo não cumprimento de prazos estabelecidos e acordados para definição de ações.
Na audiência foi escolhido um grupo de trabalho com integrantes dos municípios de Tubarão, Capivari de Baixo e Laguna, e que será coordenado pela AMUREL. Esse grupo fará um acompanhamento mais incisivo dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos agora e promoverá uma discussão mais ampla sobre questões e aspectos que o estudo atual não contempla, como a dragagem de resíduos e sedimentos até a foz do Rio Tubarão.

O arquivo de apresentação do relatório pode ser baixado no link RA-01.pdf 


Assessoria de Imprensa – AMUREL