Brasília 28.05.2013 – O debate sobre a qualidade da telefonia fixa e móvel no Brasil será retomado nesta quarta-feira (29), na Câmara dos Deputados, após a primeira tentativa ter sido frustrada. Naquela oportunidade os presidentes das operadoras, principais protagonistas do encontro, não compareceram.
O deputado federal Edinho Bez (PMDB), presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) e um dos solicitantes da Audiência Pública, disse que desta vez os responsáveis pelas empresas de telefonia irão participar. "Caso não o façam, a ausência não será tolerada. Pois isso é um absurdo, um desmando e um desrespeito com todos os consumidores. Eu mesmo estava falando com Santa Catarina e a ligação caiu três vezes durante uma entrevista. Estamos todos indignados pelo serviço ruim que está sendo prestado, o cidadão está sendo lesado", desabafou Edinho.
A expectativa com a presença dos presidentes das operadoras é grande. Deputados das duas comissões requerentes – de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) – ameaçam com a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). "Caso as empresas não mandarem um representante que, de fato, possa nos dar uma posição, o cerco vai apertar," ameaçou Bez.
Na Câmara, já há dois requerimentos de CPI para investigar às telefônicas. Ambos receberam mais do que as 171 assinaturas necessárias para a instalação e aguardam a decisão da Presidência da Câmara dos Deputados. O objetivo da CPI é investigar os motivos do péssimo serviço oferecido pelas empresas, o alto custo das ligações e os investimentos realizados para melhorar a base tecnológica.
Serviço:
Audiência Pública para debater a qualidade dos sistemas de telefonia fixa e móvel do país.
Data: quarta-feira, 29 de maio.
Local: Plenário 09 – Anexo II
Horário: 11 horas
· Com a colaboração da equipe de comunicação da CFFC
—
Fabiana Henrique
Assessora de imprensa do parlamentar
Assessoria de Imprensa – AMUREL