Numa reunião de trabalho, hoje, 25, ficou definida a vinda do secretário da Defesa Civil, Milton Hobus na próxima quarta-feira, 3, na sede da AMUREL. A vinda do secretário foi definida durante reunião entre o secretário Hobus, o secretário regional de Tubarão, Estêner Soratto Júnior e o gerente da Cidasc, Claudemir dos Santos, em Florianópolis. "Pedimos para o secretário Milton Hobus vir a Tubarão para ouvir as sugestões para a elaboração do termo de referência para os estudos de conformidade ambiental para a manutenção da calha do Rio Tubarão. Os dois projetos precisam estar prontos juntos. Só assim os pedidos de alocação de recursos na esfera Federal serão possíveis"´, acredita Soratto.
O secretário de Estado da Defesa Civil Milton Hobus autorizou a licitação para contratação dos estudos de conformidade ambiental para as obras do canal do rio Tubarão. Os estudos serão executados com os recursos do Fundo de Defesa Civil.
O projeto executivo de manutenção, aprofundamento e recuperação da calha do rio para escoamento de enchentes de grande porte com segurança está sendo elaborado. Este projeto deverá ser entregue nos próximos 90 dias.
De acordo com o secretário, a licitação para a contratação dos estudos de conformidade ambiental precisa ser agilizada para que a obra possa ser realizada. "De nada adianta termos o projeto executivo pronto se não tivermos a conformidade ambiental pronta também, caso contrário a obra não poderá ser realizada e muitos menos poderemos alocar recursos para a execução", salientou o secretário.
A intenção é que estes grandes projetos de obras preventivas de enchente e infraestrutura sejam cadastrados até dezembro desse ano, prazo definido pelo Governo Federal para a liberação de recursos.
O secretário de Defesa Civil também fará a apresentação do programa de Prevenção a Desastres Naturais. O gerente de planejamento, Ivécio Felisbino também esteve presente na reunião de hoje.
Assessoria de Impresa da AMUREL – Com informações da AI da SDR Tubarão