O vice-presidente da AMUREL, prefeito de Capivari de Baixo Moacir Rabelo da Silva recebeu hoje à tarde das mãos do secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) de Santa Catarina, Paulo Bornhausen, os dados geoespaciais da região da Amurel. Da mesma forma, os 18 municípios associados também receberam os dados referentes aos seus municípios. O evento marcou o lançamento do Programa de Levantamento Aerofotogramétrico do Estado de Santa Catarina. A base cartográfica poderá ser utilizada em diversas áreas como na gestão ambiental, planejamento urbano, ampliação da rede viária, uso e ocupação do solo, estudos socioeconômicos, densidade habitacional, cadastramento e mapeamento das áreas para cultivo, entre outras finalidades. O engenheiro cartográfico Tobias Furlanetto fez uma explanação técnica de todos os usos possíveis que os municípios poderão fazer. O levantamento está em escala 1: 5 000. "Até hoje trabalhávamos com escala 1: 50 000, ou até 1: 100 000. Só isso dá uma idéia da precisão de informações que teremos a partir de agora", resumiu.
O trabalho de levantamento aerofotogramétrico foi feito em todo o estado e foi coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), através da Diretoria de Recursos Hídricos. O processo iniciou em 2008 e foi acelerado a partir de 2011, pela necessidade de atualização da rede hidrográfica estadual. "Somos o primeiro estado do mundo a atingirmos esse nível. Não tenho dúvida de que Santa Catarina será outra a partir desse material produzido pelo governo", garantiu o secretário da SDS.
Moacir Rabelo, representando a Associação também exaltou os proveitos que os municípios poderão tirar com todas as informações contidas nos HDs recebidos da SDS.
O promotor de justiça Sandro Ricardo Souza, representando o Ministério Público ratificou que o avanço que o material pode representar aos municípios é inegável, mas ponderou que, além das árias utilidades, ele precisa ser efetivamente usado em defesa do meio ambiente.