O segundo dia da XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios terminou no Congresso Nacional, na noite de terça-feira, 9 de julho. Os gestores municipais foram recebidos pelos senadores e deputados nas bancadas estaduais. Cada Estado teve um espaço para apresentar a Pauta Municipalista deste ano e debater os assuntos peculiares.
Assim como em Marchas anteriores, os líderes das entidades estaduais presidiram as reuniões. Eles foram os responsáveis por elencar os pontos mais relevantes da Pauta e que dizem respeito ao Congresso Nacional.
Nas mesas, também estavam os líderes de bancada de cada Estado, senador ou deputado. As reuniões ocorreram tanto nas salas de Comissões Permanentes da Câmara, quanto do Senado. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanhou e orientou essa atividade.
Pauta Municipalista
A Pauta de Reivindicações, como é chamada, é dividida em duas partes. A primeira de proposições favoráveis à gestão pública municipal e que, portanto, recebem o apoio do movimento. A segunda é a parte negativa, matérias que, se aprovadas, podem resultar em graves problemas aos Municípios.
Esta publicação é idealizada para que os congressistas possam acompanhar e se posicionar em apoio ao municipalismo. A Pauta foi entregue tanto aos participantes da Marcha quanto aos deputados e senadores.
Os prefeitos, vereadores e demais agentes municipais acompanharam as reuniões até a noite. A XVI Marcha continua nesta manhã de quarta-feira, 10, com a presença da presidente da República Dilma Rousseff.