Na noite desta terça-feira (09), cerca de 200 prefeitos de Santa Catarina estiveram reunidos no Congresso Nacional com a bancada catarinense. O encontro faz parte da programação da XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
A notícia que os prefeitos esperavam veio do presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado federal Décio Lima, que antecipou o possível anúncio por parte da presidenta da República, Dilma Rousseff, a favor da liberação de recursos da União pelo FPM para os municípios como também o reajuste da tabela de serviços do SUS, durante o pronunciamento que fará aos prefeitos nesta quarta-feira (10).
Encontro – O vice-presidente da FECAM, prefeito de Taió, Hugo Lembeck, presidiu a reunião onde os prefeitos apresentaram suas reivindicações aos deputados e senadores do estado. Lembeck expos além da pauta da CNM a pauta da FECAM focada na distribuição de 10% do montante arrecadado com estes impostos pelos mesmos critérios e somados aos valores repassados pelo Fundo de Participação dos Municípios – FPM escalonado em cinco anos. Um documento explicando o assunto já havia sido encaminhado pela FECAM aos parlamentares previamente.
Os prefeitos se manifestaram também a respeito de outras questões que afetam os municípios. O prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre, levantou a necessidade dos deputados aprovarem projetos após a verificação de onde viria o recurso, assunto reforçado pelo prefeito de Corupá Luiz Carlos Tamanini.O prefeito de São João do Itaperiú, Rovani Delmonego, propôs ainda a isenção de impostos pra máquinas e veículos municipais.
Além dos prefeitos estiveram presentes no encontro os deputados federais, Carmen Zanotto, Celso Maldaner, Décio Lima, Edinho Bez, Esperidião Amin, Jorge Boeira, Luci Choinacki, Marco Tebaldi, Mauro Mariani, Onofre Agostini, Pedro Uczai, Rogério Peninha Mendonça, Ronaldo Benedet e Valdir Colatto. Os senadores Casildo Maldaner e Paulo Bauer também participaram. O senador Luiz Henrique da SIlveira não pode comparecer mas recebeu o vice-presidente da FECAM em seu gabinete antes do encontro com a bancada.
Fonte: Assessoria de Comunicação FECAM