Além dos beneficiários do Bolsa Família, os gestores municipais responsáveis pelo Programa também terão de manter atualizado o número de telefone celular nas bases do governo federal. A medida foi tomada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para que, em situações de alerta, como ocorreu em maio com o boato do fim do pagamento, os gestores possam ser avisados rapidamente.
Em nota divulgada nesta quarta-feira, 17 de julho, o MDS informa que os beneficiários devem procurar a atualização dos números no Cadastro Único (CadÚnico). A pasta esclarece que os avisos serão em relação à atualização cadastral, à vacinação e ao cumprimento da frequência escolar.
No caso dos gestores públicos, a comunicação nos finais de semana – quando eles não estão nas prefeituras ou secretarias – pode ser facilitada por meio do celular. Segundo o Ministério, os responsáveis pela gestão do PBF nos Municípios serão sempre informados por meio de telefones celulares, mensagens de texto, redes sociais e outros mecanismos de fácil e rápida difusão.
Agência CNM, com informações da Agência Brasil