You are currently viewing Comitê retoma as visitas técnicas às nascentes recuperadas e protegidas em 22 municípios da região

Membros da Câmara Técnica das Nascentes (grupo técnico de trabalho), do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar retomaram recentemente as visitas técnicas aos 22 municípios da Bacia Hidrográfica (RH9), para verificar a evolução ambiental das nascentes protegidas e recuperadas nos municípios integrantes desta Bacia. O trabalho havia sido interrompido desde o fim do ano passado já que o Comitê depende da liberação de recursos públicos e privados para executar seus trabalhos e os mesmos só foram disponibilizados recentemente. A visitação foi recomeçada pelas nascentes do município de Treze de Maio e Pedras Grandes foi feita pelos membros da Câmara Técnica, Patrício Higino de Mendonça Fileti, o químico Ismael Pedro Bortoluzzi e o engenheiro ambiental Guilherme Junkes Herdt. "Apesar dos contratempos surgidos com a interrupção do trabalho, foi gratificante voltarmos às nascentes e vermos que muitas mudas nativas usadas na recuperação já estão frutificando e, segundo relato dos donos das terras onde estão as nascentes, é possível observar o aumento do fluxo de água das nascentes", disse Patrício.

Desde 2009, O Comitê vem viabilizando financeiramente junto a empresas locais (Alcoa Alumínio S.A. e Tractebel Energia S.A.) e órgãos do governo (Fapesc) o Projeto de Proteção e Recuperação de Nascentes. Esse processo permitiu atingir o número de 50 nascentes, protegidas e recuperadas na Bacia. "Esse projeto conta com a participação dos proprietários das terras com nascentes que, conscientizados da necessidade de preservar a natureza, cederam as áreas para os trabalhos realizados", comemora o engenheiro Guilherme.

Como fazer para proteger uma nascente?

Pessoas interessadas em proteger ou recuperar uma nascente devem entrar em contato com o Comitê para solicitar mais informações do andamento do projeto. Ela será inscrita em um pequeno cadastro para que, quando houver novos recursos destinados à proteção e recuperação de nascentes, possa ter seu pedido atendido. Dependendo da localização desta nascente na Bacia Hidrográfica RH9, a nascente será vistoriada e catalogada antes mesmo de existir recursos para a recuperação da mesma.

Bacia e as sub-bacias

A Bacia Hidrográfica (RH9) foi dividida em cinco sub-bacias, segundo a rede hidrográfica:

· Complexo Lagunar: municípios de Imaruí, Imbituba, Pescaria Brava e Laguna;

· Braço do Norte: municípios de Anitápolis, Santa Rosa de Lima, Rio Fortuna, Grão Pará, Braço do Norte e São Ludgero;

· Capivari: municípios de São Bonifácio, São Martinho, Armazém, Gravatal;

· Formadores do Tubarão: municípios de Lauro Muller, Orleans, Pedras Grandes;

· Baixo Tubarão: Sangão, Treze de Maio, Jaguaruna, Tubarão, Capivari de Baixo.

 

Mais informações e entrevistas podem ser obtidas através dos telefones (48) 8848-1538 ou (48) 9164-5661. Segue em anexo tabela com nome dos municípios onde se encontram as 50 nascentes. A AMUREL é membro do Conselho Consultivo do Comitê e principal fomentadora da criação do Comitê, em 1996. A Associação também contribui com a cedência de um funcionário para os trabalhos do Comitê.