You are currently viewing Conferência Regional do Meio Ambiente irá definir propostas para destino de resíduos sólidos

O vice-presidente da AMUREL, prefeito de Capivari de Baixo Moacir Rabelo representa a Associação na Conferência Regional do Meio Ambiente, hoje. A preocupação com a preservação do meio ambiente é constante principalmente com a destinação dos resíduos sólidos que será o tema da 4ª Conferência Regional do Meio Ambiente, nesta terça-feira, 30 de julho, das 8h às 18hs, no auditório do Cettal-Unisul. A comissão desta Conferência foi conhecer a destinação dos resíduos sólidos de vinte municípios de abrangência da SDR de Tubarão, Braço do Norte e Laguna, recolhidos pela Serrana Engenharia, empresa que faz a triagem de 6,5 mil toneladas de lixo por mês, em média. A conferência acontece das 8h ás 18h, no Cettal, na Unisul.
Nesta Conferência haverá dois palestrantes: Alexandre Soratto, Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento mestre em Engenharia de Produção e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui especialização em Metrologia e é Pesquisador-Tecnologista do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. O outro palestrante é Saulo Machado Loureiro: Graduado em Engenharia Civil pela UFRJ (1999) e Mestre em Engenharia Civil com concentração em Geotecnia Ambiental pelo Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ (2005). Doutor em Planejamento Ambiental pelo Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ. Pesquisador-tecnologista em Metrologia e Qualidade no INMETRO e Pesquisador-consultor do GETRES (Grupo de Estudo de Resíduos Sólidos) e do CENTRO CLIMA (Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas), da COPPE/UFRJ.

O EVENTO TERÁ A SEGUINTE PROGRAMAÇÃO
8 às 9h – Credenciamento e inscrições
8 às 9h – Coffee Breack – Acolhimento
9h – Mesa de Autoridades – Abertura
10h – Conferência sobre Resíduos Sólidos
10h50 – Apresentação da metodologia e programação
11h – Grupo de Trabalho por eixo Temático
13h30 – Continuação dos trabalhos dos grupos
15h30-Apresentação dos trabalhos dos grupos e aprovação das propostas elaboradas
16h30 – Plenária para leitura das ações e defesa das propostas
17h30 – Inscrição e Eleição dos delegados a Conferência Estadual
18h – Encerramento

No próximo mês, em Florianópolis, ocorre a 4ª Conferência Regional do Meio Ambiente, onde serão apresentadas as iniciativas de todas as regiões de Santa Catarina. As delegações irão sugerir vinte medidas para compor um único documento, que será exposto na conferência nacional, programada para acontecer em outubro, na Capital Federal. As deliberações decorrentes do encontro formarão o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Entre outras ações devem constar no plano, alternativas de prevenção e redução na geração de resíduos sólidos e práticas de consumo sustentável e instrumentos de incentivo ao hábito da reciclagem e da reutilização dos materiais.