Moradores de 1,6 mil Municípios de todo o Brasil devem participar de pesquisa que pretende mostrar a realidade da saúde e do estilo de vida da população.

O levantamento também pretende mostrar dados sobre acesso e uso dos serviços de saúde, ações preventivas, continuidade dos cuidados e financiamento da assistência de saúde. A ação é promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com a União.

As informações coletas servirão de base para a Pesquisa Nacional de Saúde 2013 (PNS). De acordo com anúncio feito IGBE nesta segunda-feira, 12 de agosto, o processo será promovido em duas etapas: preenchimento de questionário e exames laboratoriais.

Informações
Na primeira fase, serão obtidos dados sobre os moradores, em todos os domicílios visitados. Também está prevista a seleção de uma pessoa maior de idade – em cada um dos domicílios visitados – para responder outro questionário e ter medidos peso, altura, cintura e pressão arterial. Na segunda etapa da pesquisa – aplicada em 25% das áreas visitadas – esse mesmo morador selecionado deve fazer exames laboratoriais de sangue e urina.

A previsão é de que os primeiros resultados – com detalhamento nos níveis Brasil, em grandes regiões e unidades da federação – sejam divulgados em 2014. Após o primeiro levantamento, a pesquisa seja realizada a cada cinco anos.

Da Agência CNM, com informações do Estadão